COMEMORAÇÃO

Centro de Controle Interno da Aeronáutica completa seis anos de criação

Unidade foi criada em 2012 para garantir a responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos no âmbito da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 10/10/2018 10:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Capitão Landenberger

Oficiais-Generais do Alto-Comando, comandantes, chefes e diretores de organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além do efetivo do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) e convidados, participaram da cerimônia militar em comemoração ao sexto aniversário de criação do CENCIAR. A solenidade, presidida pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, foi realizada na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), nesta terça-feira (09).

Durante a leitura da Ordem do Dia alusiva à data comemorativa, o Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva, falou sobre a importância do trabalho de Auditoria Interna Governamental no Comando da Aeronáutica.

“Ao longo do ano de 2018, as atividades do CENCIAR foram ampliadas, tendo em vista a implementação de novos parâmetros e objetivos quanto à atuação da auditoria e fiscalização no serviço público. O CENCIAR seguiu a Reestruturação da Força Aérea, de forma a instituir o Sistema de Controles Internos do Comando da Aeronáutica – SISCONIAER -, do qual é o órgão central, e de implementar o Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas, com vistas ao atendimento de determinações dos órgãos externos”, afirmou o Chefe do CENCIAR.

Ao falar sobre as atividades realizadas, em prol da eficiência e da eficácia, o brigadeiro fez um balanço das principais tarefas desempenhadas pelo CENCIAR. Dentre outros procedimentos, ele ressaltou a realização de 36 auditorias, a publicação de nove normativos e a conclusão de 80 demandas externas. O oficial-general aproveitou ainda para destacar outras conquistas. “Não posso deixar de registrar que, neste ano, o CENCIAR foi agraciado com a Medalha Exército Brasileiro, em agradecimento aos relevantes serviços prestados pelo centro”, frisou.

Homenagens

A solenidade também contou com homenagens aos integrantes do efetivo da Organização Militar que se destacaram ao longo do ano. O Sargento Humberto Machado Cardoso Tavares recebeu o certificado de Graduado Padrão; o Soldado Bruno Mariano de Jesus Ferreiro Souza foi homenageado como Praça Padrão e José Wilson Corrêa, como Servidor Civil Padrão.

Auditores do CENCIAR também foram agraciados pela postura e pelo comprometimento no desenvolvimento das atividades e pela adoção de boas práticas. Receberam o certificado o Auditor da Área de Licitações e Contratos, Coronel Intendente Marcelo Feijó; o Auditor da Área de Direção, Controles Internos e Gestão de Riscos Corporativos, Coronel Intendente Leonardo Ramos Ribeiro; a Auditora da Área de Finanças e Pessoal, Major Intendente Iacyara Adryenne Santos; e a Auditora da Área de Controle de Bens Patrimoniais, Capitão Intendente Simone Machado da Motta Roque.

A Medalha Militar, criada para recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo, foi concedida aos seguintes militares: o Coronel Intendente Luiz Cláudio Freitas de Oliveira recebeu a medalha de ouro por ter completado 30 anos de serviço; o Major Intendente Eduardo de Oliveira Silva recebeu a medalha de prata por ter completado 20 anos de serviço; os Sargentos Renan Basílio Guimarães, Thiago de Albuquerque Lindes, Jorge Bernini de Souza Júnior e Mário de Andrade dos Santos receberam a medalha de bronze por terem completado dez anos de serviço.

Já a Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo foi entregue a Capitão Intendente Simone Machado da Motta Roque pelo Comandante da Força Aérea Brasileira. A oficial agraciada com a honraria foi a primeira colocada da turma dela no Curso de Formação de Intendentes da Academia da Força Aérea (AFA).

“Eu desejo que os militares que receberam as medalhas de tempo de serviço e que os profissionais padrão continuem dignos de destaque entre seus pares e que ainda recebam as mais honrosas condecorações e reconhecimentos. Já em relação aos auditores, tenho a certeza de que os trabalhos realizados por esses militares, tanto na fase de planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das auditorias, assim como na orientação dos auditados, foram executados com extrema competência e qualidade”, ressaltou o Chefe do CENCIAR.

CENCIAR

Instituído em 2012, o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) foi criado em atenção a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos no âmbito da Força Aérea Brasileira. Integrante do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, o Centro mantém contato direto com o Ministério Público Militar, o Ministério da Transparência, a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Compete à Unidade planejar, dirigir, coordenar e executar as atividades de Auditoria Interna Governamental no Comando da Aeronáutica, empregando técnicas de auditoria e de fiscalização, com vistas à aplicação legal e eficaz dos recursos alocados.

Cabe ainda ao CENCIAR disciplinar e sistematizar os processos de trabalho para que passem a convergir com as normas internacionais de Auditoria Interna, especialmente no que se refere às oportunidades de melhoria e incentivar a troca de experiências e informações em conjunto com a Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa (CISET-MD), o Centro de Controle Interno da Marinha (CCIMAR) e o Centro de Controle Interno do Exército (CCIEX).

Fotos: Cabo André Feitosa