ANIVERSÁRIO

Na Ala 11, Esquadrão Corsário celebra 50 anos de existência

Esquadrão realiza missões de transporte e, atualmente, opera a maior aeronave da FAB
Publicada em: 06/10/2018 10:05
Imprimir
Fonte: Por Tenente Arthur Souza Rodrigues da Costa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno - Revisão: Tenente-Coronel Bruno Pedra

O Major-Brigadeiro Martins presidiu a solenidadeO Esquadrão Corsário (2º/2º GT) celebrou, na quarta-feira (03/10), o seu 50º aniversário de criação. A cerimônia militar, realizada no pátio de formaturas da Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro da Reserva Marco Aurélio Gonçalves Mendes. 

Atualmente, o Corsário opera o maior vetor já voado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave C-767, participando ativamente do processo de interiorização dos imigrantes venezuelanos no Brasil.

O desfile militar teve todos os integrantes do Esquadrão presentesO Comandante do Corsário, Tenente-Coronel Aviador Sérgio Heitor Carpinteiro Péres Junior, lembrou de missões em que o Esquadrão esteve envolvido anteriormente, como o apoio às vitimas de um tsunami na Tailândia, o resgate de brasileiros no conflito entre o Líbano e Israel e o transporte das tropas brasileiras no Haiti durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). “Ergamos com orgulho o peito ao envergarmos as cores verde e amarelo de nossa bolacha e o azul do nosso cachecol, pois a Força Aérea e a própria nação sabem o quanto temos feito e, o quanto ainda faremos, em prol de uma moderna aviação de Transporte”, disse. 

Durante a solenidade, o Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias, fez a entrega das homenagens aos destaques profissionais de 2018, o Sargento Alexander José Abdo de Oliveira (Graduado Padrão) e o Soldado José Luiz Batista Gomes de Freitas (Praça Padrão). Ainda, ex-Comandantes do Esquadrão foram homenageados, recebendo uma lembrança do atual Comandante.