INSTITUCIONAL

Comandante da FAB realiza ciclo de palestras pelo Brasil

Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato participou de eventos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro
Publicada em: 04/10/2018 16:00
Imprimir
Fonte: COMGAP, CECOMSAER
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno - Revisão: Major Alle

O ciclo de palestras ocorreu entre os dias 1° e 4O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, participou de um ciclo de palestras pelo Brasil entre 1º e 4 de outubro. Os eventos contaram com a presença de integrantes do Alto-Comando da FAB, além de oficiais-generais e militares da ativa e reserva. Os encontros, realizados em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), fazem parte das comemorações em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro.

Tenente-Brigadeiro Rossato fez um balanço da ReestruturaçãoNas apresentações, o Tenente-Brigadeiro Rossato falou sobre a história e a atual estrutura da FAB, destacando projetos desde a área espacial até investimentos na carreira do militar, além das últimas atualizações realizadas pelo processo de Reestruturação da Força Aérea. O oficial-general ainda detalhou as operações dos grandes comandos e de suas organizações militares subordinadas, falando das vantagens da concentração administrativa, a diminuição de despesas, a integrações de processos, a redução de níveis gerenciais, além de estímulo para especialização dos militares.

 Ozires Silva, ex-presidente e cofundador da Embraer, esteve na palestra em SP“Algumas dessas mudanças já estão trazendo bons resultados. Sempre que há mudanças, é esperado que haja uma queda no rendimento das operações devido às adaptações às novas estruturas. Mas o que se vê é o contrário, as unidades estão reagindo bem e otimizando recursos”, afirmou o Comandante da FAB, se referindo à concentração de órgãos de apoio no Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

Em São Paulo, a palestra foi realizada no COMGAP; em Brasília, no Clube da Aeronáutica de Brasília; e no Rio de Janeiro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA). Quanto ao pessoal, o Tenente-Brigadeiro Rossato destacou a importância de investimento na capacitação do efetivo. “Se não mudarmos a forma de pensar do nosso oficial, graduado e soldado, não vamos a lugar nenhum. Por isso investimos em renovação curricular, novas técnicas de ensino e incentivo à pós-graduação”, afirmou.

Em Brasília, Tenente-Brigadeiro Lôbo parabenizou o atual Comandante da FABOzires Silva, que já ocupou os cargos de Ministro da Infraestrutura e das Comunicações do Brasil, estava na audiência da palestra no COMGAP e parabenizou as ações realizadas pela Força Aérea referentes à gestão de pessoas. "O segredo do sucesso está ligado aos recursos humanos, a Força Aérea está de parabéns", opinou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo, Ministro da Aeronáutica de 1992 a 1994 e de 1995 e 1999, esteve presente na palestra na Capital Federal e comentou a apresentação do atual Comandante. “Agradecemos o Tenente-Brigadeiro Rossato por ter apresentado um conteúdo tão detalhado e tão objetivo sobre o panorama da FAB de hoje. Foi fundamental a coragem para que fizesse, durante a sua gestão, as modificações que se faziam necessárias na estrutura da Força. Que os que estão à frente da nossa instituição hoje e os que estarão no futuro continuem pilotando a nossa aeronave com garra e determinação”, concluiu.

Palestras foram realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e BrasíliaMembros do Alto-Comando, oficiais-generais e o ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, participaram do encerramento do ciclo de palestras, na manhã desta quinta-feira (4), na Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER; Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER; COMGAP