PORTÕES ABERTOS

Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa recebe 30 mil pessoas

A programação contou com exposição e demonstrações aéreas de aeronaves militares e civis
Publicada em: 03/10/2018 10:55
Imprimir
Fonte: Por Tenente Paula Drumond
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino - Revisão: Capitão Landenberger

Mais de trinta mil pessoas de diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) participaram, no último domingo (30/09), do evento Portões Abertos, realizado no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). A programação contou com exposição e demonstração aérea de aeronaves militares e civis. O destaque foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Durante todo o dia, o público conferiu de perto as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e tirou dúvidas sobre formas de ingresso nos estandes das escolas de formação. De hora em hora, diferentes atrações aéreas – sobrevoos acrobáticos, lançamento de paraquedistas e apresentação de rapel – animaram os presentes.

Além do avião C-130 Hércules e do helicóptero AH-2 Sabre, mais de 20 aeronaves ficaram em exposição estática. A programação incluiu ainda exposição de motos e carros antigos, apresentações teatrais, feira de artesanato, exibição de veículos blindados, esquadrão antibombas, cães adestrados da Polícia Militar de Minas Gerais, brincadeiras para crianças e orientações médicas.

A principal atração pôde ser conferida no final da tarde. O público vibrou com as acrobacias das aeronaves A-29 Super-Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Foram mais de 30 minutos de manobras no céu de Lagoa Santa. A demonstração deixou o fotógrafo, Danilo Stanislau, de 19 anos, impressionado. “Sou apaixonado pela Esquadrilha da Fumaça. Desde 2007, quando assisti à apresentação pela primeira vez, acompanho o trabalho dos pilotos pela internet e nas redes sociais. As manobras são fantásticas, principalmente as executas pelo piloto número 7”, ressaltou o jovem.

Para o Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro, o evento foi uma grande oportunidade para a FAB se aproximar da comunidade. “O Portões Abertos 2018 foi um sucesso desde a abertura dos portões, às 9 horas, quando o público já estava na expectativa de participar das atrações. Vi estampado no rosto das pessoas a felicidade de vir ao Parque e poder ver as aeronaves de perto. Interagir com a comunidade recompensa o trabalho de mostrar o que a Guarnição faz. Fica o desafio para os próximos”, destacou.

Durante o evento foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos que serão doados para instituições filantrópicas.

Fotos: Coronel Curityba, Soldado Ramon, Soldado Jessé, Soldado Dutra / PAMA-LS