CAPACITAÇÃO

Palestras e homenagens marcam último dia do 39º Curso de Comunicação da FAB

O curso chegou ao fim após cinco dias de palestras e oficinas ministradas por militares da Força Aérea e profissionais da área de comunicação
Publicada em: 21/09/2018 23:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Terminou, nesta sexta-feira (21), o 39º Curso de Comunicação Social (CCS) promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF). O curso, organizado pela Divisão de Comunicação Corporativa (DCC) do CECOMSAER, teve a duração de uma semana.

"Hoje, nós compartilhamos dois sentimentos. Um de felicidade de ver esses militares voltando para as suas unidades como elos ativos que vão fortalecer o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica. O outro é o desejo de já nos empenharmos numa próxima edição do curso", compartilhou o Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Coronel Aviador Flávio Eduardo Mendonça Tarraf.

O último dia foi dedicado à explicação sobre as atividades de cerimonial na FAB e ao debate de temas como a comunicação na era das mídias sociais, a formação profissional dos jornalistas no Brasil e a cultura da convergência e da conexão.

A conversa contou com a participação dos jornalistas Manoel Henrique Tavares Moreira e Roberto Lemos que, além de comunicadores, são professores universitários.

“Ter gente preparada, atenta às mudanças da comunicação é fundamental para o cumprimento da missão das instituições. A interação aqui foi muito boa. Todo mundo participou bastante. Foi uma troca muito rica”, contou Moreira, o coordenador dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB).

Durante o encerramento do CCS, militares que se destacaram em 2018 pelos serviços realizados para a projeção e a preservação da imagem institucional da Força Aérea foram premiados. Ao todo, seis oficiais foram agraciados em três categorias.

Receberam o Prêmio de Redes Sociais, os Tenentes Fernando Maya Xavier e Mateus Candiani. Na categoria Sistema de Comunicação da Aeronáutica (SISCOMSAE), foram agraciados o Capitão Abraão Vinicius de Oliveira Souza e a Tenente Taciana de Souza Farias. Já os Tenentes Lorena Maria de Azevedo Molter da Silva e o Primeiro Tenente Ranyer Tavares Guimarães foram contemplados na categoria Agência Força Aérea.

O prêmio foi concedido em reconhecimento pelo trabalho e profissionalismo dos militares que atuam como elos do CECOMSAER em diversas Organizações Militares da FAB pelo país. Segundo o coordenador do curso, Coronel Aviador Rodrigo José Fontes de Almeida, a valorização dos militares premiados serve de estímulo e inspiração para todos os outros que assumiram o compromisso de cumprir a missão de compartilhar informações sobre as ações da Força Aérea Brasileira.

"Todo elo homenageado pelo CECOMSAER aqui hoje de alguma maneira mostrou para os novos elos que estão ingressando no sistema que é bom fazer parte de um sistema forte, que é bom poder contribuir para a nossa integração e compartilhar os nossos valores. Isso é muito importante porque hoje todos eles recebem certificados e ganham, digamos, um cartão branco que os habilita, os torna aptos a colaborar da forma como podem de Norte a Sul e de Leste a Oeste, em qualquer lugar do Brasil", afirmou o oficial-superior.

CCS-2018

O 39º Curso de Comunicação Social teve como objetivo o fortalecimento do SISCOMSAE. Todas as atividades incentivaram a reflexão sobre boas práticas focadas no aperfeiçoamento de estratégias para reforçar a integração entre as Forças Armadas e Auxiliares e a consolidação da imagem institucional.

Aproximadamente 70 militares, entre eles, representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, policiais militares, bombeiros e civis participaram das instruções que incluíram oficinas e palestras ministradas por oficiais, graduados e especialistas da área.

A Sargento Roberta Helena Gomes viu na oportunidade uma chance de trocar experiências, conhecer um pouco mais sobre as ferramentas utilizadas na comunicação, entender a importância do trabalho do assessor de imprensa e também conhecer técnicas para a seleção de conteúdo.

“O que eu levo é a gama de conhecimento que tivemos em todas as áreas: Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, isso tudo com certeza vai agregar bastante no nosso serviço. Agora, é colocar em prática para fazer cada vez melhor o nosso trabalho”, disse.

Para o Segundo Sargento Júlio Fonseca, também foi um momento de muito aprendizado. “Foi muito produtivo. Tivemos a oportunidade de qualificar os nossos conhecimentos. A gente volta para as nossas unidades com uma bagagem rica em novos conteúdos para aplicarmos no dia a dia e, assim, ajudarmos a unificar os procedimentos de Comunicação Social adotados na FAB”, afirmou.

Assista aqui como foi o último dia do 39º Curso de Comunicação Social da FAB. Veja também o vídeo com os melhores momentos do CCS-2018.

Fotos: Sargento Johson Barros, Cabo Feitosa, Soldado Wilhan Campos