ESPORTE

EPCAR conquista a maioria dos troféus e medalhas de ouro durante a 50ª NAE

A competição ocorreu na sede da Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas (SP)
Publicada em: 22/09/2018 16:00
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), conquistou a maioria dos troféus e de medalhas de ouro durante a 50ª NAE, a competição entre as instituições de ensino preparatório das Forças Armadas. O torneio ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), entre os dias 15 e 21 de setembro.

O torneio atingiu um marco importante nesta edição. As delegações da EsPCEx e da EPCAR contaram, pela primeira vez, com a presença de alunas nas disputas. As estudantes participaram de provas de exibição nas modalidades de atletismo, natação e orientação. Para o Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Bellintani, cada minuto de suor e dedicação delas foi recompensado pelo desempenho obtido.

"A participação feminina na NAE se coaduna com o espírito de inclusão das Forças Armadas", afirmou o Coronel.

A aluna Ana Carolina Lemos Curi, da EPCAR, conquistou a primeira medalha de ouro feminina da competição. "É muito gratificante saber que nós, mulheres, estamos tendo espaço dentro das Forças Armadas para participar dessas competições, e ser a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro na natação deste evento é uma honra, principalmente por estar representando a EPCAR que me proporcionou todos os meios para esta vitória", destacou.

Em seguida, foi a vez de a equipe de esgrima conquistar o segundo troféu para a EPCAR e do aluno Juan de Marco Sanmartin Botelho ser medalhista de ouro e quebrar o recorde do tiro, com 593.6 pontos. "Finalmente, depois de ser segundo e terceiro colocado no meu último ano de competição, consegui alcançar o degrau mais alto do pódio com recorde. Então, só tenho a agradecer a todos aqueles que nunca me deixaram desistir", ressaltou.

A Nascente do Poder Aéreo, ao todo, conquistou o 1º lugar em seis das 11 modalidades esportivas: esgrima, judô, orientação, voleibol, futebol e atletismo. Com o desempenho obtido no atletismo, a EPCAR tornou-se heptacampeã na modalidade, com sete vitórias seguidas nas edições da NAE.

"A disciplina nos árduos treinamentos, o respeito aos adversários e o desenvolvimento do espírito de equipe contribuíram para esse resultado. Isso demonstra que os valores da EPCAR são aplicados tanto no esporte como no combate", ressaltou o Comandante da escola.

O desfile de encerramento contou com a participação dos Comandantes das três Escolas.

NAE

Realizada desde 1965, a NAE é uma competição esportiva, disputada por representantes das Forças Armadas, que reúne alunos do Colégio Naval, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

A disputa é organizada anualmente por uma das três escolas participantes. Com o lema “Amizade através do esporte”, a NAE estimula a parceria e desperta nos alunos o gosto pela prática de esportes, desde o início da vida militar.

Além de dar a oportunidade de os atletas demonstrarem garra e espírito de luta, o torneio promove a integração entre os futuros cadetes e oficiais. A identificação de valores individuais e coletivos que no futuro podem integrar as representações desportivas militares brasileiras, tanto em âmbito interno, quanto em eventos internacionais, é um dos benefícios mais importantes da competição.

Fotos: Equipe NascenTV EPCAR