EVENTO

Ala 5 e Ala 2 abrem os portões para a população

Mais de 90 mil pessoas participaram dos eventos nas duas Organizações Militares
Publicada em: 11/09/2018 16:25
Imprimir
Fonte: Ala 5, Ala 2
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

O Portões Abertos da Ala 5, Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Campo Grande (MS), foi realizado no domingo (09) e atraiu cerca de 40 mil pessoas, apesar da temperatura alta que chegou a 34° C. O evento contou com diversas atrações, como exposição das aeronaves SC-105 Amazonas, A-29 Super Tucano, T-27 Tucano; dos helicópteros H-1H, H-60L, H-50 (da Marinha do Brasil) e dos Fennec e Panther, do Exército Brasileiro, além de motos e carros antigos.

O público também pôde assistir a uma apresentação de salto livre de paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR), lançados a aproximadamente 4.000 metros de altitude, e uma apresentação de cães do Corpo de Bombeiros Militares do Mato Grosso do Sul.

Diversos serviços também foram prestados à população, como emissão de documentos, cortes de cabelo e informações sobre como ingressar na FAB. Profissionais de saúde da Força Aérea deram orientações nas áreas de odontologia, nutrição e fonoaudiologia, entre outras.

Uma das atrações mais esperadas foi a Esquadrilha da Fumaça que, com suas sete aeronaves fazendo manobras no céu, atraiu a atenção do público. Durante o evento, foram arrecadados 11,5 toneladas de alimentos e 3 mil livros que serão distribuídos para instituições sociais de Campo Grande (MS).

"O evento é uma forma positiva de aproximar a sociedade civil com a rotina militar. Apesar de o evento ter atraído muitas pessoas, estava tudo muito bem organizado. Outro aspecto positivo foram as atrações apresentadas, as opções de alimentação e a cordialidade dos militares no atendimento ao público", destacou a visitante Ana Paula Aoki.

Ala 2

A 43ª edição do Portões Abertos da Ala 2, antiga Base Aérea de Anápolis, foi realizada no último sábado (08). Desde 1975, a Organização Militar abre seus portões à visitação pública, recebendo pessoas de todo o país e proporcionando ao visitante diversão e aprendizado sobre a rotina dos militares da FAB.

O evento contou com diversas atrações, como aeromodelismo, plastimodelismo, exposição de equipamentos do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE) e exposição estática das aeronaves R-35A, E-99, R-99 e F-5M. Também houve a demonstração da Esquadrilha Fox e da Esquadrilha da Fumaça.

O público de mais de 50 mil pessoas pôde ver, ainda, demonstração dos cães de guerra do Esquadrão de Segurança e Defesa, além de exposições comerciais e culturais da região.

“Venho todo ano. É um programa muito bom pra fazer com a família porque aqui a gente vive o patriotismo, vê o que é feito numa Organização Militar", ressaltou o auxiliar bancário Asaph Mendes. O filho Daniel, de 3 anos, espera o ano todo para participar e diz que gosta mais dos aviões, especialmente, de um: “o azul, que sai fumaça”.

Durante o evento, foram arrecadadas 8 toneladas e meia de alimento. Cada quilo de alimento doado correspondeu a um cupom para participar de sorteio. “O alimento sempre chega em boa hora, esta ação social reflete no público visitante o espírito de doar, ajudando seu próximo. Intermediar este processo é muito gratificante, contribuímos para alimentar cerca de 2 mil pessoas carentes”, destaca a Tenente Assistente Social Alessandra Dias Peixoto.

Os alimentos doados serão distribuídos a 25 instituições de caridade cadastradas pela Seção de Assistência Social da Ala 2.

 

 

Foto: SISCOMSAE