PATRIOTISMO

Independência do Brasil é comemorada com desfile cívico-militar em Brasília (DF)

Brasilienses prestigiaram o evento que contou também com a apresentação de aeronaves operacionais e da Esquadrilha da Fumaça
Publicada em: 07/09/2018 20:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Major Alle - Revisão: Major Alle

A Independência do Brasil foi comemorada nesta sexta-feira (07), em Brasília (DF), com um desfile cívico-militar realizado na Esplanada dos Ministérios. A cerimônia contou com a presença de militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia começou às nove horas da manhã e foi aberta com a autorização do presidente da República, Michel Temer, que estava acompanhado de autoridades civis e militares, entre elas, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Quem esteve na solenidade pode ver de perto a apresentação de veículos de combate, de tanques de guerra, dos batedores, da cavalaria e o show da Esquadrilha da Fumaça. Muita gente prestigiou o evento. Vera Lúcia Pereira chegou cedo para garantir o melhor lugar no meio do público. “Tem que ser patriota. Temos que ter orgulho de ser brasileiros”, afirmou a pedagoga.

Welington Marques Dias também aproveitou que estava de folga no feriado e levou o filho, Isaac, de cinco anos, para assistir ao desfile. “Acho importante trazê-lo e incentivá-lo a idolatrar a Pátria desde pequeno”, contou o motorista.

As tropas passaram em continência ao palanque presidencial. Além da Banda de Música da Ala 1, compuseram os grupamentos da FAB: representantes do Estado-Maior, da Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas do Brasil; Aeronavegantes de Unidades Aéreas localizadas nas mais diversas regiões do país; e dezenas de mulheres, oficiais e graduadas, que destacaram a crescente presença feminina na Força Aérea nos últimos 30 anos.

Para a Segundo Tenente Arieny Sales de Araújo Carneiro, que ingressou na FAB há pouco mais de seis meses, vestir a farda neste dia foi uma experiência inesquecível. “Eu me voluntariei para estar aqui porque, quando a gente ingressa na Força Aérea, a gente aprende muitos valores e aqui nós estamos exercendo eles. É uma emoção enorme poder representar a Pátria, como militar, aqui na Esplanada”, confessou emocionada.

Todos os grupamentos passaram em frente ao palanque presidencial. Também participaram do desfile: militares das Forças Auxiliares, estudantes do Colégio Militar de Brasília (CMB) e de escolas públicas do Distrito Federal que, vestidos de Santos-Dumont, cruzaram a Esplanada com uma réplica do 14-Bis.

Desfile Aéreo

No céu da capital federal, o desfile aéreo contou com a participação de várias aeronaves operacionais. “Eu amo aviões e quero ser comandante de avião um dia”, contou Matias Evaristo, de nove anos de idade.

O encerramento ficou por conta dos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea – a famosa Esquadrilha da Fumaça – que fez um espetáculo à parte. O show de manobras e acrobacias atraiu todos os olhares e arrancou aplausos do público.

“É algo único ter a oportunidade de estar na capital do Brasil, assistindo ao Desfile da Independência. Dá uma sensação maior de civilidade e isso é maravilhoso”, afirmou Déborah Rocha da Fonseca.

Assista ao vídeo da reportagem.

Exposição

A programação continuou, no início da tarde, com a abertura de uma exposição estática no gramado da Esplanada dos Ministérios. No local, o público pode ter acesso a informações sobre formas de ingresso na FAB, conferir aeronaves de perto e materiais de infantaria. Também há um espaço para crianças.

Serviço:

Local: Esplanada dos Ministérios - Brasília (DF)

Data: 07 de setembro, das 13h às 17h

08 e 09 de setembro, das 10h às 17h

Fotos: Sargento Johnson Barros, Sargento Bianca Viol, Cabo André Feitosa e Soldado Wilhan Campos