EVENTO

FAB realiza nova edição do Projeto Ampliando Horizontes, em Brasília

Temas ligados à atual conjuntura da América do Sul foram debatidos na palestra
Publicada em: 28/08/2018 17:36
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos

O Projeto Ampliando Horizontes recebeu o professor Antonio Jorge Ramalho da Rocha, nesta terça-feira (28), em uma palestra voltada para oficiais-generais do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). A proposta do evento é promover a interação e o diálogo entre os militares e personalidades formadoras de opinião dos diversos setores da sociedade brasileira.

Atualmente, o palestrante dirige a Escola de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), baseada em Quito, capital do Equador, e integra o corpo de professores responsáveis por implantar o Mestrado de Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa.

“Gostaria de provocar reflexão um pouco distanciada, por um ângulo mais distinto, e instigar, com isto, um pensamento um pouco diferente sobre os desafios na nossa região, do nosso país, em um ambiente internacional”, disse o palestrante.

Ramalho abordou a segurança e defesa em um escala global; a América do Sul, num contexto internacional e na política brasileira; e, por fim, fez uma apresentação sobre a Unasul. “Existe uma necessidade de entendermos a importância da América do Sul para o Brasil, sem nos esquecermos de contextualizar o processo de integração e os conflitos históricos da região”, complementou.

Ao final, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, agradeceu ao palestrante, em nome dos oficiais-generais do Alto-Comando, dos demais oficiais-generais e dos oficiais superiores convidados.

Fotos: Sargento Bruno Batista/ CECOMSAER