EVENTO

Portões Abertos na AFA conta com mais de 70 mil pessoas

Atividade promoveu diversas atrações, como exposição de aeronaves e apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Publicada em: 25/08/2018 17:00
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Vanessa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), recebeu, no último domingo (19), mais de 70 mil pessoas para o Portões Abertos. Na oportunidade, a Organização abriu as portas para a população para um dia de lazer, além de apresentar as atividades realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o evento, mais de 25 aeronaves militares e civis estiveram em exposição, entre elas, o caça F-5, responsável pelo patrulhamento do espaço aéreo brasileiro; o caça A-4; um helicóptero Cougar, da Marinha do Brasil; além de helicópteros Jaguar e Esquilo, do Exército Brasileiro; e das aeronaves T-25 e T-27, utilizadas no treinamento dos cadetes.

Ainda como parte das atrações, o Portões Abertos contou com 60 aeromodelos, apresentação de cães de guerra, demonstração da Equipe Falcões de paraquedismo e um estande onde os visitantes puderam conversar com o astronauta Marcos Pontes.

Uma das atrações mais aguardadas foi a demonstração da Esquadrilha da Fumaça. “É lindo ver o controle que os pilotos têm das aeronaves, ver o voo invertido, como eles passam pertinho um do outro, chega a dar um susto no coração”, contou a estudante de medicina Camila Moreira. Ela viajou de Brasília (DF) para Pirassununga com o objetivo de visitar a AFA. “Fiz questão de vir aqui pra conhecer de perto. Não me arrependo!”, ressaltou.

Quem também chamou a atenção do público foi Joselito Geraldo Souza. Conhecido como "Lito", o inspetor de manutenção de aeronaves conduz o canal Aviões e Músicas. Com mais de 505.560 inscritos e 76.090.724 visualizações no site de compartilhamento de vídeos, o youtuber acompanhou a evolução do Portões Abertos na AFA. “Já estive no evento seis vezes e, com o crescimento da audiência ano a ano, percebi uma preocupação com a logística e fluidez do trânsito em torno da AFA, que é uma iniciativa louvável”, destacou.

Os participantes do evento contribuíram doando alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadadas quase dez toneladas em mantimentos que serão doados para instituições de caridade.

Fotos: Sargento Gaedke / AFA