HOMENAGEM

Força Aérea celebra o Dia da Intendência em várias localidades

Além de cerimônia militar, competições esportivas também marcaram as homenagens
Publicada em: 23/08/2018 20:20
Imprimir
Fonte: BASV, CLA, ALA 10, GAP-BE, GAP-RF
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, nesta quinta-feira (23), os 73 anos da Intendência da Aeronáutica, em Unidades espalhadas por todo o país. Durante a solenidade, diversos militares foram homenageados.

O “Destaque da Intendência” tem por objetivo reconhecer os méritos dos graduados, praças e funcionários civis que tiveram destaque entre seus pares durante o período de agosto de 2017 a agosto de 2018 e serve de estímulo ao profissionalismo, à dedicação ao trabalho e à melhoria do desempenho pessoal e profissional dos que trabalham nos diversos setores da Intendência.

Também, no mês de agosto, várias atividades foram realizadas em celebração à Intendência da Aeronáutica, tais como competições esportivas, marcha operacional e celebrações religiosas.

Confira como foi a solenidade no Distrito Federal e nos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará e Pernambuco.

Brasília (DF)

A Ala 1 realizou, na manhã desta quinta-feira (23/08), cerimônia militar em homenagem ao Dia da Intendência da Aeronáutica. Presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a solenidade contou com mais de 40 oficiais-generais da Força Aérea.

A Ordem do Dia, assinada pelo Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa, Diretor de Administração da Aeronáutica, destacou a importância das atividades realizadas pela Intendência na evolução da Força Aérea Brasileira e enalteceu o esforço e a dedicação de todos os militares e servidores que atuam direta ou indiretamente na Administração das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

A Intendência da Aeronáutica é responsável pelo planejamento, coordenação e controle de atividades logísticas, alimentação, fardamento, pagamentos, licitações e contratos.

Para o Capitão Intendente Junqueira, do efetivo da Ala 1, as atividades da Intendência são notáveis principalmente nos últimos anos, quando a FAB iniciou seu processo de Reestruturação. “Cada intendente carrega consigo a responsabilidade de fazer com que estas mudanças pelas quais estamos passando, sejam entendidas como uma evolução que nos levará a uma Força mais coesa e eficiente”, destaca ele.

Ao término da cerimônia militar, antes do fora de forma dos oficiais intendentes, da ativa e da reserva, que também desfilaram junto com a tropa, o Tenente-Brigadeiro Bermudez parabenizou a todos enfatizando a importância do trabalho dos profissionais desse importante Quadro, cujo trabalho primordial é prever para prover o apoio necessário à Força Aérea no cumprimento da sua missão constitucional.

Alcântara (MA)

O Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) celebrou, nessa quarta-feira (22), o Dia da Intendência da Aeronáutica em cerimônia militar realizada no Escritório de São Luís (ESL) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A solenidade, presidida pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuiti, contou com a presença dos comandantes militares da Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK) e de convidados de órgãos públicos federais situados na capital maranhense.

Durante a celebração, o Chefe do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), Major Intendente Carlos Alexandre da Silva Neto, homenageou diversos militares pelos serviços prestados. “Atualmente atendemos a um universo de mais de mil militares e servidores civis, com suporte logístico, apoio administrativo, gestão documental, patrimonial e de Próprios Nacionais Residenciais, fornecimento de alimentação, fardamento e insumos, bem como a aquisição de materiais e contratação de serviços. Nada mais do que justo celebrarmos tal data com toda Guarnição e reverenciarmos àqueles que vêm se destacando no exercício de tais funções”, frisou o Major.

Natal (RN)

A cerimônia da Guarnição de Aeronáutica de Natal foi presidida pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros. Durante a solenidade foi entregue o Troféu Acantus, ao Graduado, Praça e Civil Padrão do efetivo da Intendência e medalhas por tempo de serviço.

Um dos militares que recebeu a medalha por tempo de serviço foi a Sargento Priscila Alves Pereira de Paiva Neubarth. "É uma honra poder fazer parte do quadro de Intendência, pois sabemos que para o piloto cumprir sua missão, existe um grupamento em terra dando todo suporte necessário”, declarou.

Salvador (BA)

Na solenidade militar, realizada na Base Aérea de Salvador (BASV), foram homenageados os destaques do ano de 2018: Sargento Vinicius Alberto Faria de Souza, Cabo Francisco Gomes da Silva e Junior e civil Erly Santos Ferreira. Para o Sargento Vinicius, que além de agraciado, organizou todas as atividades da programação comemorativa, chegando a realizar o Campeonato de Tiro com Carabina de Pressão, por iniciativa e recursos próprios, a premiação ressalta o trabalho de quem está nos bastidores.

“É fato que na Intendência ninguém realiza nada sozinho, nem tem conhecimento de tudo. Por isso, eu não poderia deixar de dedicar esse prêmio à minha família, minha chefia e aos meus companheiros de trabalho que tanto me ajudam e me ensinam todos os dias”, disse.

Belém (PA)

A Cerimônia Militar realizada no Grupamento de Apoio de Belém (GAP-BE) foi presidida pelo Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, acompanhado pelo Chefe do GAP-BE, Tenente-Coronel Intendente Antonio Cristiano de Lima Teixeira.

Durante o mês de agosto, o GAP-BE realizou várias atividades em comemoração à Intendência da Aeronáutica, tais como, jogos nas diversas modalidades (futebol, voleibol, natação, corrida de orientação e corrida mista); marcha operacional; celebrações religiosas e palestra de mobilização para doação sangue. "Essas atividades são importantes, pois aumentam o espírito de corpo, além de promover o congraçamento de todo o efetivo do GAP-BE”, declarou o Tenente-Coronel Intendente Teixeira.

Recife (PE)

A solenidade ocorreu no pátio do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF) e foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo.

Na ocasião, foi realizado o hasteamento da insígnia do Patrono da Intendência, Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, foi lida a Ordem do Dia, entoada a Canção da Intendência e entregue o certificado “Destaque da Intendência” a oito militares agraciados da Guarnição de Recife.