PROGRAMA

FAB realiza apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz há 35 anos

Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região
Publicada em: 23/08/2018 15:40
Imprimir
Fonte: Esquadrão Gordo
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Tenente Cristiane dos Santos


Tripulantes da primeira missão

 A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, nesta quinta-feira (23), 35 anos de participação no Programa Antártico Brasileiro, data marcada pelo primeiro pouso de uma aeronave brasileira, o FAB 2463, na Antártica, em 23 de agosto de 1983. Nesse período, em missões a bordo do C-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), a FAB tem realizado apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz.

A primeira equipe foi formada pelo, então, Major Aviador Sabino Freire de Lima Filho, Capitão Aviador Márcio de Almeida Rosa, Capitão Aviador Antonio Airton Lemos Cirino, Sargento Aureliano de Araujo Barcellar, Sargento José Nei Candido e Sargento Nildo Pereira Verdan. A tripulação ainda era composta por cinco militares chilenos.

Aeronave C-130 contribui para a presença do Brasil na regiãoO Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região. Ao longo desses 35 anos, por meio das missões realizadas pela aeronave C-130, a FAB tem contribuído para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente.

No inverno, período em que o mar está congelado, o acesso torna-se ainda mais difícil, sendo necessário realizar lançamento aéreo de cargas para possibilitar o abastecimento de medicamentos, equipamentos e mantimentos que suprem a Estação Brasileira. Essa atividade exige treinamento e perícia dos tripulantes, pois pequenos erros podem gerar a perda da carga.

Tripulação do Esquadrão Gordo em missão na Antártica"É com muito orgulho que a Força Aérea Brasileira saúda e parabeniza a todos os participantes do Programa Antártico, que, com dedicação e abnegação, vêm conduzindo esse importante trabalho ao longo desses 35 anos. Os tripulantes do 1°/1º GT ainda mantêm o legado dos tripulantes de outrora, continuando a realizar as missões em apoio ao Programa Antártico", declarou o Major Diego Nascimento de Oliveira, piloto do Esquadrão Gordo.

 Veja matéria sobre a participação da FAB no Programa Antártico brasileiro na Revista Aerovisão nº 237, de 18/07/2013.

 

Fotos: Esquadrão Gordo