INTERCÂMBIO

Força Aérea sedia a 1ª Reunião de Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Paraguai

Objetivo foi definir o plano de atividades que visam o compartilhamento de experiências operacionais e conhecimento técnico-operacional entre os dois países
Publicada em: 17/08/2018 09:00
Imprimir
Fonte: DECEA, por Daisy Meireles
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI) sediou, entre os dias 8 e 10 de agosto, a Primeira Reunião de Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Paraguai com a presença de representantes dos dois países. O objetivo foi definir o plano de atividades que visam o compartilhamento de experiências operacionais e conhecimento técnico-operacional entre Brasil e Paraguai.

Durante o evento, foram discutidos diversos temas, tais como: intercâmbio de dados de vigilância de tráfego aéreo entre Brasil e Paraguai; curso básico de vigilância ATS (serviços de tráfego aéreo) e técnicas do serviço de vigilância ATS em rota e área terminal; curso de gerenciamento de recursos de equipe; curso de gerenciamento de risco à segurança operacional; curso de sistema de gerenciamento de segurança operacional (SGSO) e organizações e entidades provedoras do serviço de navegação aérea (ANS); curso de capacidade do sistema de pistas; curso de capacidade de setor ATC (controle de tráfego aéreo).

O chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, comentou detalhes sobre a implantação da operação radar no APP-Guarani. Abordou também uma proposta de estudo para a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) do DECEA no âmbito do espaço aéreo paraguaio.

Para o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, essa integração proporcionará uma qualidade de voo compatível com o que a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) espera do Brasil e dos países da região. "Parabéns a todos que promoveram esse trabalho, bem como aos nossos companheiros paraguaios, que receberão instrução e treinamento, que permitirão implantar o APP Guarani e integrar, num futuro bem próximo, no CGNA [Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea], uma célula de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, em Assunção. Demos um passo muito importante para garantir voos mais seguros, tranquilos e eficientes para os passageiros do Brasil e do Paraguai”, destacou.

Histórico

No dia 18 de abril de 2017, na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina, foi celebrado o Acordo de Cooperação entre o DECEA, a Empresa Nacional de Navegação Aérea da Argentina, a Direção Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai e a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica do Uruguai, com o objetivo de desenvolver, mediante mútua colaboração, ações conjuntas que proporcionem o intercâmbio de informações, promoção de novas tecnologias, tarefas de assistência técnica, consultoria e assessoria especializada, ensino e pesquisa, desenvolvimento e avaliação de processos, bem como as demais atividades compatíveis com os fins das entidades envolvidas.