EVENTO

IPEV promove o 11º Simposio de Seguranca de Voo

Objetivo foi difundir assuntos relativos ao tema de interesse da comunidade aeronáutica
Publicada em: 17/08/2018 15:00
Imprimir
Fonte: IPEV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), localizado em São José dos Campos (SP), promoveu, entre os dias 7 e 9 de agosto, o 11º Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2018). O objetivo foi difundir, com rigor científico, assuntos relativos à segurança de voo de interesse da comunidade aeronáutica, bem como criar um ambiente adequado para a troca de experiência entre profissionais oriundos de órgãos governamentais, operadoras aéreas, organizações militares, universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação.

A palestra de abertura, com o tema “Ensaios em Voo na Década de 60”, foi proferida pelo engenheiro Walter Bartels, que participou do primeiro voo experimental da aeronave Bandeirante, projetada e construída no Departamento de Aeronaves (PAR) do então Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD).

Durante o evento, foram debatidos diversos temas, como "Operação e certificação de aeronaves elétricas - aspectos da Segurança de Voo", "Ciências Aeronáuticas: novas competências e habilidades", "Análise explanatória de dados de acidentes aeronáuticos no Brasil" e "Análise e previsão de índices de segurança operacional".

A palestra de encerramento, com o tema “O PSO-BR na Visão da Autoridade de Investigação SIPAER”, proferida pelo Coronel Maurício Gusman Filho, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), apresentou as novas regras que devem ser seguidas, por todos os participantes, para a consolidação do Programa de Segurança Operacional no Brasil (PSO-BR).

“Organizar este evento é uma atividade inebriante, motivadora e desafiadora, pois os resultados observados são inquestionavelmente bons e contribuintes para a melhoria da segurança de voo no Brasil. Se fosse possível demonstrar que um único acidente ou incidente aeronáutico foi evitado em decorrência do conhecimento adquirido neste simpósio, tal resultado iria inquestionavelmente justificar todo o esforço e trabalho realizado pelo IPEV nesses últimos 11 anos para a promoção do SSV”, concluiu o gerente técnico do SSV, Nelson Paiva Oliveira Leite.