CONDECORAÇÃO

FAB é homenageada pela República da Indonésia com Ordem do Mérito

Comenda é oferecida em agradecimento pela relação de cooperação entre os países
Publicada em: 09/08/2018 16:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Comandante da Força Aérea Brasileira agradeceu a homenagemO Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, foi homenageado pela República da Indonésia com a imposição da Ordem do Mérito Estrela “Swa Bhuwana Paksa Utama”. A condecoração ocorreu nesta quinta-feira (9), em Brasília (DF), com a entrega da comenda pelo Embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, em nome do presidente do país, Joko Widodo.

A Ordem do Mérito Estrela é uma das mais altas na hierarquia das medalhas da Força Aérea da Indonésia. "Swa Bhuwana Paksa Utama" vem da língua sânscrito e significa “Meu país é asa primária”. A outorga da medalha é em reconhecimento aos serviços realizados com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as Forças Aéreas do Brasil e da Indonésia.

Ordem do Mérito Estrela “Swa Bhuwana Paksa Utama"“Sinto-me orgulhoso e honrado em receber tamanha comenda, em nome de todo o Comando da Aeronáutica, afinal, eu represento, neste ato, um efetivo de homens e mulheres que trabalham diuturnamente para manter a soberania do espaço aéreo e da integração nacional, sempre com vistas à defesa da pátria”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

O Comandante da Força Aérea Brasileira também destacou a importância da parceria entre os países. “Nós partilhamos as demandas multilaterais comuns, praticando a democracia e o esforço pela garantia dos diretos humanos. No campo militar, o acordo entre os governos sobre a cooperação em matéria de defesa vem possibilitando intercâmbio de conhecimento entre os pilotos de nossas Forças Aéreas, um relevante benefício para ambos os países”, disse.

Cerimônia ocorreu na Embaixada da Indonésia, em BrasíliaAo entregar a comenda, o Embaixador da Indonésia destacou uma maior proximidade com o Brasil desde que foram estabelecidos os vínculos diplomáticos. “São sessenta e quatro anos de boas relações entre os dois países. Durante esse período, temos testemunhado avanços, entre saltos e barreiras, nas nossas relações bilaterais”, afirmou.

O Embaixador ressaltou as semelhanças entre os países que fortalecem a parceria. “Brasil e Indonésia estão unificados pelas similaridades em termos de área, história, grandes populações, grandes potenciais em campos políticos e econômicos, bem como em pontos de vistas e nas abordagens de temas globais”, salientou.

Comenda é um agradecimento pela cooperação entre os paísesA relação diplomática também foi fortalecida com a assinatura do Acordo de Cooperação de Defesa no Rio de Janeiro (RJ), em 5 de abril de 2017, e da Declaração de Parceria Estratégica Brasil-Indonésia, em 18 de novembro de 2008, em Brasília (DF).

Fotos: Sargento Bruno Batista