ESPAÇO AÉREO

Área de Aeródromos é tema de capacitação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo

Militares e civis de diversas áreas vinculadas à aviação participaram da capacitação
Publicada em: 01/08/2018 16:26
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Eduardo Silva
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Subdepartamento de Operações (SDOP), realizou, no período de 23 a 27 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), o curso de Introdução à Atividade AGA no âmbito do Comando da Aeronáutica (AGA001). A capacitação, que tem como objetivo a familiarização quanto aos conceitos e processos concernentes à área de Aeródromos (AGA), faz parte do planejamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) em prol da formação continuada do pessoal.

O corpo discente reuniu 36 profissionais das mais diversas áreas vinculadas à aviação, sendo 32 militares e quatro civis. Estavam presentes representantes dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do SDOP do DECEA. O Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luís Werneck Nunes e o Sargento Especialista em Informações Aeronáuticas Sérgio Rajiv Guimarães foram os instrutores.

O conteúdo abordou os processos de inscrição, alteração, renovação de cadastro, plano diretor aeroportuário, exploração de aeródromo civil público e, também, os inerentes aos objetos projetados no espaço aéreo (OPEA). Também foi abordado o Portal AGA, sistema desenvolvido pelo DECEA para o gerenciamento dos processos definidos na ICA 11-3 (Instrução do Comando da Aeronáutica que normatiza os processos AGA) no âmbito nacional.

De acordo com o Sargento Rajiv, a consciência situacional e o respeito às normas são fatores preponderantes para que a eficiência, a fluidez e a segurança sejam garantidas pelo DECEA. "AGA é uma área que engloba praticamente todas as demais. De modo geral, objetiva-se compreender o papel do Comando da Aeronáutica no tocante ao controle de obstáculos no Brasil”, declarou.

Ao ratificar a satisfação por fazer parte deste módulo, o primeiro colocado da turma, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Tedi Ohtsubo (SRPV-SP), salientou a necessidade da formação. “Este curso é de grande relevância, pois não basta ler as normas, tampouco observar as tomadas de decisões, é necessário ter contato com os profissionais das áreas que envolvem a AGA e discutir as melhores práticas”, afirmou.

A próxima capacitação será o curso de Análise Técnica de Processos da Área AGA (AGA005), prevista para ocorrer no ICEA, no mês de agosto, com duração de três semanas. Em maio, foi realizado o curso de Análise Documental e Gerenciamento de Processos da área AGA (AGA003).

Os interessados poderão obter outras informações sobre o tema, consultando o Portal AGA.

Fotos: Sargento Alencar / ICEA