ANIVERSÁRIO

Museu Aeroespacial promove evento em homenagem a Santos-Dumont

Celebração realizada neste final de semana contou com exposição de uma réplica do 14-Bis
Publicada em: 23/07/2018 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane Santos
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Alle

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram as atividades promovidas pelo Museu Aeroespacial (Musal), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ), nos dias 21 e 22 de julho. As atrações fazem parte das comemorações alusivas aos 145 anos do nascimento de Santos-Dumont, o Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O evento contou com exposição da réplica em tamanho real do avião 14-Bis. Projetado por Santos-Dumont, este foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Outras aeronaves do acervo do Musal também ficaram expostas, dentre elas o P-47 Thunderbolt, avião utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

Claudia Regina Lima de Brum visitou o Musal pela primeira vez. “Eu vim com a minha família e estou encantada com tudo. Já entrei nas aeronaves e tirei foto com o 14-Bis. Acho muito importante este momento para conhecermos a nossa aviação”, disse.

Na programação ainda teve salto de paraquedistas da aeronave C-130 Hercules, exibição de filmes históricos sobre Santos-Dumont, apresentação de aeromodelos, acrobacias aéreas da Esquadrilha Céu e Corrida Santos-Dumont, sob a coordenação da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA). 

A aeronave H-36 Caracal da FAB também fez demonstrações aéreas. Lindomar Ramos Junior acompanhou atento cada movimento. “Eu tenho muito interesse por aviões e helicópteros. Estou filmando tudo porque quero guardar este dia por muito tempo na minha memória”, observou.

O estudante Henrique Lima e Costa acompanhou as atividades no primeiro dia e recomendou o passeio para os amigos. “Eu e meus amigos estamos estudando para ingressar na FAB e estar mais próximo das aeronaves fortalece ainda mais este objetivo”, disse.

O Vice-Diretor do Musal, Coronel da Reserva Luiz Fernando da Costa, falou da organização do evento. “Este é um dia muito especial, pois celebramos o nascimento do Santos-Dumont. Para promover esta celebração, aliamos atividades para entreter toda a sociedade”, ressaltou.

A comemoração contou com parcerias de outras instituições, civis e militares, como a Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de vacinas contra a Febre Amarela e a gripe H1N1, além da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros do Rio Janeiro.

Assista ao vídeo da celebração no Musal

Fotos: Sargento Johnson Barros

Vídeo: Wanderson Nunes