FORMATURA

Primeira turma do Curso de Formação de Soldados é incorporada à FAB

Os novos integrantes da Força Aérea prestaram compromisso à Bandeira Nacional nas regiões Norte e Sudeste do país
Publicada em: 19/07/2018 11:00
Imprimir
Fonte: UNIFA, PAMASP e Ala 9
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Carlos Balbino

Mais de 600 novos soldados foram incorporados à Força Aérea Brasileira (FAB) após a conclusão das turmas do primeiro Curso de Formação de Soldados (CFSD) do ano de 2018. Durante a formatura, realizada em várias capitais do país, os novos integrantes da FAB prestaram compromisso à Bandeira Nacional.

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar promovida na última quinta-feira (12) pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), ocorreu na Base Aérea dos Afonsos (BAAF). Duzentos e quarenta recrutas participaram da solenidade presidida pelo Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto.

“Novos soldados do Grupo de Segurança e Defesa dos Afonsos, a partir de agora o cenário do combate muda totalmente. Ao invés de serem simples recrutas, em fase de formação, os senhores passam a assumir uma série de responsabilidades. Passam a integrar o seleto grupo de militares cuja missão, à luz da Doutrina Básica da Força Aérea, está voltada para as ações de autodefesa de superfície, polícia da aeronáutica e segurança das instalações”, lembrou o oficial-general.

A formatura contou com a presença de autoridades militares e civis, além de amigos e familiares dos formandos que se tornaram soldados após 19 semanas de curso. Durante esse período, eles foram adaptados às atividades características da vida militar e participaram de instruções de ordem unida, legislação militar, armamento, munição e tiro, segurança e defesa de instalações militares, atividade operacional em ambiente de selva, treinamento físico, entre outras. 

O Soldado Gabriel de Souza Pereira foi homenageado por ter sido o primeiro colocado da turma no curso de formação, com desempenho excepcional em todas as avaliações. Já o Soldado Vicente Silva Bezerra foi eleito pelos companheiros de turma e instrutores como militar padrão, devido à exemplar conduta e espírito de corpo.

Belém (PA)

Em Belém (PA), 210 novos soldados foram oficialmente incorporados à FAB durante a cerimônia militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, que parabenizou os recrutas pela formação. “Concentrem todos os esforços na certeza de que servindo à Pátria com entusiasmo e dedicação, podemos projetar um futuro melhor para o Brasil”, disse.

O aluno destaque da turma, soldado Jhonatan Matheus Silva dos Santos, de 19 anos, foi homenageado pelo desempenho alcançado. “Estou honrado e satisfeito por viver essas novas experiências na FAB. Me sinto muito feliz e vou tentar aplicar tudo o que aprendi e me dedicar à FAB”, compartilhou. “Não foi fácil, especialmente nas atividades de campanha, em que enfrentamos sono, sede e cansaço. Mas a turma se uniu e conseguimos alcançar o verdadeiro espírito de corpo. É isso que importa”, completou.

A mãe do jovem, Francisca Leila Silva da Luz, reiterou a importância do acompanhamento dos pais durante a formação dos filhos. “A gente se dedica, dá forças e incentiva o estudo. Isso é importante. Se todos os jovens tiverem o apoio dos pais, eles entrarão em um bom caminho, e creio que a FAB é um caminho bem correto. Estou muito feliz e não esperava tanta alegria”, disse emocionada.

Os soldados prestarão serviço nas unidades militares localizadas na Guarnição de Aeronáutica de Belém. Aos futuros jovens que entrarão nas Forças Armadas, o primeiro colocado do curso deixou um recado. “Todos devem estudar, se dedicar, ter atenção nas instruções e se dedicar ao máximo a tudo que a FAB proporciona. Tem que se esforçar”, destacou.

São Paulo (SP)

Também houve solenidade militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Ao todo, 164 novos soldados irão cumprir o Serviço Militar Obrigatório na unidade logística da FAB.

Destacaram-se, no período de instrução, o Soldado André Luiz Kanaan Nagano, primeiro colocado da turma; e o Soldado Pedro Athanazio Cerqueira, escolhido como soldado padrão. Os dois receberam os Diplomas de Reconhecimento das mãos do Diretor do PAMA-SP, Brigadeiro do Ar Marcio de Calazans Braga, que presidiu a solenidade.

“A FAB os recebe com orgulho. Sigam os bons exemplos e estejam sempre dispostos a aprender. Não desanimem diante das dificuldades, utilizem o vigor da sua juventude. Honre a sua farda e cultuem os valores da hierarquia e disciplina”, ressaltou o oficial-general.

Serviço Militar Obrigatório

Os jovens que se formaram vão cumprir um ano de serviço militar obrigatório. No Brasil, o alistamento é previsto pela Constituição Federal. A Força Aérea Brasileira cumpre um de seus deveres legais, que é a garantia da participação dos jovens na defesa nacional.

Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a se apresentar no ano em que completam 18 anos. Segundo o Ministério da Defesa, anualmente, cerca de 1,8 milhão de cidadãos fazem o alistamento militar e 100 mil são incorporados às Forças Armadas. Maiores informações sobre alistamento podem ser acessadas online.

Outras formas de ingresso na FAB também são oferecidas a quem estiver interessado em seguir a carreira militar. Para saber mais clique aqui.

 

 

Fotos: UNIFA, Ala 9 e Soldado Fernando Dias da PAMASP