VACINAÇÃO

Hospital de Aeronáutica de Belém realiza campanha de incentivo à vacinação

Após erradicação, doenças voltam a preocupar a região norte do país
Publicada em: 10/07/2018 16:40
Imprimir
Fonte: HABE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane dos Santos - Revisão: Cap Oliveira

Crianças de até cinco anos precisam ser vacinadasO Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), localizado no Pará, promove ação de orientação e conscientização da importância da vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ocorrerá no período de 6 a 31 de agosto.

A erradicação da poliomielite – que provoca a paralisia infantil ocorreu em 1990, e a do sarampo em 2016. A ausência de registros das doenças é considerada, pelo Ministério da Saúde, a principal hipótese para a recente baixa no número de vacinações. No entanto, crescentes surtos vêm ocorrendo, em especialmente na região norte do Brasil.

“Atentar para a não disseminação das doenças deve ser uma preocupação principalmente para quem vive próximo às fronteiras brasileiras. Quem não for imunizado pode se contaminar em outro país ou ser contaminado por alguém que venha visitar o Brasil e reintroduzir o vírus”, explica o diretor do HABE, Coronel Médico Laerte Lobato de Moraes.

HABE promove campanha de vacinaçãoÉ importante reforçar que os pais e responsáveis devem atualizar as cadernetas de vacinação das crianças, principalmente das menores de cinco anos. As vacinas são oferecidas no HABE, mesmo fora de períodos de campanhas, bem como em todos os postos de saúde que possuem sala de vacina.

Para a prevenção contra o sarampo, a indicação é uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade e outra aos 15 meses. “Também é importante atentar para a necessidade de vacinação dos adolescentes e adultos que não foram imunizados ou que receberam apenas uma das doses na infância”, complementa o Coronel Laerte.

Fotos: Sargento Barbosa