SERVIÇO MILITAR

Prazo para o alistamento termina no próximo sábado (30)

Procedimento é obrigatório para jovens que completam 18 anos de idade em 2018
Publicada em: 28/06/2018 16:30
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Termina, no próximo sábado (30), o prazo para que os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos de idade em 2018 façam o Alistamento Militar Obrigatório. Desde o início do ano, para os cidadãos inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o alistamento para o Serviço Militar está sendo realizado, prioritariamente, pela Internet, em todo o território nacional, por meio da página www.alistamento.eb.mil.br.

Aqueles que tiverem dificuldade no acesso à Internet podem se apresentar diretamente à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil. O período para alistamento teve início em 1º de janeiro.

A expectativa do Ministério da Defesa é que cerca de 1,8 milhão de cidadãos façam o Alistamento Militar e em torno de 100 mil sejam incorporados em Organizações Militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Após realizar o procedimento, o jovem acompanhará, no mesmo site, a sua situação nas demais fases do processo seletivo, podendo ser encaminhado à Seleção Geral ou ser dispensado da prestação do Serviço Militar.

O Alistamento Militar é obrigatório. Ao deixar de realizá-lo, o cidadão pagará multa e ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber qualquer prêmio.