PREVENÇÃO

SERIPA V realiza Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para a Aviação Agrícola

Programação prevê temas como aspectos médicos e psicológicos, gerenciamento do risco e manutenção de aeronaves
Publicada em: 13/06/2018 15:30
Imprimir
Fonte: SERIPA V
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Estão abertas, até o dia 22 de junho, as inscrições para o Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Aeroagrícola (CPAA-AG), que será realizado no período de 30 de julho a 10 de agosto, em Canoas (RS). Podem participar pilotos, diretores e proprietários de empresas, além de técnicos que atuam na atividade aeroagrícola. As vagas são limitadas.

O objetivo é transmitir os conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento das atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos nas empresas e organizações da aviação agrícola. Visa também promover o conceito de que o êxito na prevenção de acidentes depende, em cada nível de organização, da gestão profissional e do gerenciamento do risco.

O curso, em sua oitava edição, faz parte do calendário de capacitação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A supervisão e o monitoramento das atividades educativas ficam a cargo do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V).

A programação prevê os seguintes temas: aspectos médicos e psicológicos, gerenciamento do risco, manutenção de aeronaves, vistoria de segurança de voo, planejamento operacional, combustíveis e lubrificantes, sobrecarga autoprovocada manuseio de agrotóxicos, prevenção de acidentes na aviação agrícola e outros.

A abordagem sobre “vistoria de segurança de voo” será desenvolvida na forma de exercício prático, que proporcionará aos alunos o contato direto com a atividade aeroagrícola, sob a supervisão do SERIPA V.

O candidato deverá solicitar matrícula pelo site do CENIPA, em http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/cursos/, e formalizar sua inscrição, conforme indicação da empresa ou organização em que trabalha, informando o nome completo e o CPF. O SERIPA V pede a todos que colaborem com 1 kg de alimento não perecível, a ser recolhido no ato do credenciamento. O material arrecadado será destinado a instituições de caridade pelo Núcleo de Serviço Social.

Serviço:

Evento: Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Aeroagrícola (CPAA-AG).
Inscrições: até 22 de junho.
Site: www.sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/cursos/
Realização: 30 de julho a 10 de agosto.
Horário: das 9h às 17h.
Local: Auditório do Clube de Oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre (COGAPA), na Avenida Guilherme Schell, 3950, Canoas-RS (área V COMAR).
Outras informações: (51) 3462-1333 ou 1332

Foto: Arquivo / FAB