EVENTO

Réplica do caça Gripen NG é exposta no Greenk Tech Show em São Paulo

Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com a réplica da aeronave, conhecer as formas de ingresso e o trabalho da instituição
Publicada em: 28/05/2018 16:15
Imprimir
Fonte: CECOMSAER, por Tenente Saulo Vargas
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Mais de 1.500 pessoas puderam ver de perto a réplica do futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG, em São Paulo (SP). A aeronave foi exposta durante o 2º Greenk Tech Show, evento realizado no Pavilhão Oeste do Anhembi, de sexta-feira (25) a domingo (27). Os visitantes puderam entrar no cockpit do Gripen, conversar com militares da FAB sobre as funcionalidades da nova aeronave e entender a importância do projeto FX-2 para o Brasil. Puderam também participar de um voo utilizando óculos de realidade virtual, curtir o videogame do Gripen e tirar dúvidas com os militares presentes sobre a carreira e o trabalho realizado pela instituição.

“A oportunidade de estarmos junto da sociedade, nesse tipo de iniciativa, é muito gratificante para nós, pois nesses momentos podemos apresentar detalhes do trabalho desenvolvido pela FAB. Vale destacar também a característica do Greenk Tech Show, que realizou várias ações ligadas à sustentabilidade e, com isso, conseguimos mostrar que a instituição está alinhada a essa consciência mundial de preservação”, ressaltou o Chefe da Subdivisão de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Tenente-Coronel Aviador Denys Martins de Oliveira.

Além das atrações citadas, a FAB também realizou várias enquetes relacionadas ao futuro caça em seus perfis nas mídias sociais, nas quais os participantes concorriam a prêmios como livros, pequenas maquetes de aviões e bonés da força armada.

Felipe Madruga Santos compareceu ao evento no sábado (26/5) e levou sua família. “Eu nunca havia entrado na cabine do Gripen. Conhecer assim, de perto, um avião supersônico e poder entrar nele é uma experiência incrível. O evento todo foi muito bacana e é interessante ver de perto o trabalho da FAB. A aquisição dessa aeronave é, sem dúvida, importante para o Brasil”, destacou o publicitário.

Projeto FX-2

O projeto consiste na aquisição de 36 novas aeronaves de caça Gripen NG de múltiplo emprego. O caça sueco é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas.

A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

Os 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira a partir de 2021. Todos ficarão sediados na Ala 2, em Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o país.

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som e possibilitará que os pilotos da FAB sintam até nove vezes a força da gravidade quando fizerem manobras.

Fotos: Tenente Saulo Vargas/CECOMSAER