INSTRUÇÃO

DECEA realiza Curso de Análise Documental e Gerenciamento de Processos em Aeródromos

Entre as disciplinas contidas no cronograma, destacaram-se a Análise Documental, o Controle de Prazos e o Fluxo Processual
Publicada em: 23/05/2018 10:30
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Eduardo Silva
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, de 7 a 18 de maio, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), o Curso de Análise Documental e Gerenciamento de Processos da área AGA - denominado AGA003. O objetivo é o aprimoramento profissional e a melhoria dos processos que envolvem a área de Aeródromos (AGA), no contexto do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e da aviação nacional.

A capacitação contou com a participação de 18 militares, sendo 16 discentes, oriundos dos Órgãos Regionais (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA I, II, III e IV; e Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo - SRPV-SP); do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA. O Capitão Marcelo Moreira de Andrade e o Tenente Anderson Iafrate da Fonseca, ambos especialistas em Controle de Tráfego Aéreo, atuaram como instrutores nessa edição.

No DECEA a área de AGA (Aeródromos) é desenvolvida sob três vertentes: a de Normas (DNOR-5), a de Planejamento (DPLN-5) e a de Coordenação e Controle (DCCO-5), contando, ainda, com uma ferramenta de alto nível técnico, o SysAGA (Portal Aeródromos), um sistema desenvolvido para o gerenciamento dos processos definidos na Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA 11-3), que normatiza os processos da área AGA no âmbito nacional.

Entre as disciplinas contidas no cronograma, destacaram-se a Análise Documental, o Controle de Prazos e o Fluxo Processual. “Compreender os tipos documentais desde sua origem, respeitando os prazos previstos e, sobretudo, confiar permanentemente no processo são premissas fundamentais para a garantia da qualidade no que tange à área AGA”, ressaltou o Capitão Andrade, coordenador do curso.

O primeiro colocado do Curso foi o Sargento Yuri de Paiva Werneck, especialista em controle de tráfego aéreo, do efetivo do CINDACTA II. O militar ressaltou que a oportunidade foi muito importante para sua carreira. “Quando fui convidado a fazer parte da AGA não imaginei quão gratificante seria. Compreender todo esse trâmite e servir como instrumento para a tomada de decisões no SISCEAB traz muito orgulho”, afirmou.

Além do AGA003, o DECEA prevê outras capacitações para esses profissionais, que serão realizadas no decorrer deste ano. Informações mais detalhadas acerca dos processos AGA podem ser consultadas por meio do Portal AGA: http://www.aga.decea.gov.br/

 

Fotos: Sargento Alencar / ICEA