EVENTO

Museu Aeroespacial participa da 16ª Semana Nacional de Museus

Os visitantes poderão conhecer o interior de aeronaves históricas e participar de diversas atividades
Publicado: 15/05/2018 14:00
Imprimir
Fonte: MUSAL, por Tenente André Tropiano
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Rio de Janeiro (RJ), participa da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a partir desta terça-feira (15). Durante toda a semana, os visitantes poderão conhecer o interior de diversas aeronaves históricas e participar de uma programação especial.

O MUSAL oferecerá todas as atividades gratuitamente, mas convida o público a levar 1kg de alimento não perecível que será doado ao Instituto Casa Viva, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população da região de Jardim Sulacap, na zona oeste do município.

Fim de Semana

No sábado e no domingo, a Esquadrilha CEU vai fazer a alegria do público presente com muitas acrobacias no ar, juntamente com os aeromodelos da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA). No sábado, os ultraleves, também, tomarão conta dos céus e estarão em exposição ao público, e haverá exibição de filmes históricos, apresentação da Banda Militar da Ala 12, oficinas educativas, oficinas de plastimodelismo, entre outras atrações.

Já no domingo, a corrida Federal Kids, evento voltado para o público infantil em combate à pedofilia, organizado pela Polícia Federal, inicia às 8h30min. Logo após, a Banda Sinfônica e o canil da Guarda Municipal do Rio de Janeiro farão apresentações ao público. O dia também será de exposição de carros antigos no pátio externo do MUSAL.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre no mês de maio, momento em que é comemorado o Dia Nacional de Museus, dia 18. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades, com a intenção de fomentar as relações dos museus com a sociedade e aumentar o público visitante.

Neste ano, o tema escolhido foi “Museus Hiperconectados”, com o objetivo de difundir iniciativas que busquem se conectar aos seus antigos e novos públicos. Os participantes nos mais de 3.200 eventos programados poderão utilizar a #semanamuseus2018 nas redes sociais para interagir com as instituições participantes.

O MUSAL está aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 16h, localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2.000, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).