SAÚDE

Hospital de Campanha em Pedro Leopoldo (MG) realiza atendimentos até sexta-feira (27)

Os profissionais são de diversas especialidades médicas, além de outras áreas da saúde
Publicada em: 27/04/2018 08:00
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Ten Jaynne
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) está instalado até esta sexta-feira (27) em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas sejam atendidas em diversas especialidades médicas e odontológicas.

Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, a instalação do HCAMP faz parte do treinamento em saúde operacional dos médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos que realizam o cursos de adaptação militar, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Além de preparar os profissionais para atuar em situações de calamidade real e prestar atendimento às vítimas de catástrofes, a atividade é uma oportunidade de ampliação do atendimento médico-odontológico e dos cuidados gratuitos da saúde da população local.

São atendidos pacientes que tiverem as consultas pré-agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em 15 especialidades: ginecologia, oftalmologia, urologia, radiologia, otorrinolaringologia, clínica médica, alergologia, cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, infectologia, ortopedia, geriatria e endocrinologia. Após a consulta no HCAMP, os pacientes que precisarem continuar o tratamento são encaminhados para a rede municipal de saúde.

Saúde Bucal

Com o objetivo de esclarecer que os cuidados com a higiene oral contribuem diretamente para a melhoria do estado geral de saúde da população, o HCAMP também realiza diversas ações de promoção e prevenção da saúde bucal e atendimentos odontológicos à população.

Uma equipe de dentistas está à disposição para atender e orientar o público sobre higiene oral, saúde bucal, prevenção de cáries e de doenças periodontais. Mais de 1200 consultas já foram realizadas na Unidade Móvel de Odontologia da Aeronáutica.

Além disso, cerca de 200 crianças da rede municipal de ensino de Pedro Leopoldo e Confins (MG) são recebidas por dia para participar de ações de promoção e prevenção da Saúde Bucal, ganhar material informativo e kits de escovação.

“O objetivo de convidar as escolas é conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e assim formar adultos mais esclarecidos, reduzindo o número de casos de cáries que é muito grande em todo o país. A criança replica em casa as orientações recebidas no HCAMP contribuindo com a conscientização de toda a família”, afirma a Tenente Dentista Rejane Cristina dos Santos Fazza.