19 DE ABRIL

Celebração do Dia do Exército marca 370 anos da Batalha dos Guararapes

Solenidade foi realizada no Forte Caxias, Quartel General do Exército
Publicada em: 19/04/2018 18:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno - Revisão: Cap Oliveira

Nesta quinta-feira (19), o Exército Brasileiro (EB) celebrou seu dia em uma cerimônia realizada no Forte Caxias, Quartel-General da Força em Brasília (DF). A solenidade contou com a presença do Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa interino, General de Exército Joaquim Silva e Luna, dos três comandantes das Forças Armadas do Brasil, além de outras autoridades civis e militares.

O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou o trabalho do EB em prol do Brasil. "Junto à Marinha e à Força Aérea, (o Exército) integra uma sociedade única, capaz de entender as lições do passado, participar continuamente da construção do presente e contribuir com um futuro de paz, justiça e prosperidade para todos os brasileiros. O Exército de hoje renova, diariamente, seu compromisso de defender, desde sempre, a Pátria, a soberania e a liberdade. Cada vez mais, faz-se presente em todo o território nacional", disse, citando ainda a atuação das Forças Armadas na Operação Acolhida, na fronteira do Estado de Roraima, e na Intervenção Federal no Rio de Janeiro.

A data de 19 de abril é uma referência à Batalha de Guararapes (1648), berço histórico do Exército. Na ocasião, em Pernambuco, houve a união de negros, brancos e índios brasileiros, defensores do Império Português, que lutaram contra a ocupação holandesa de parte do território nacional. Em 2018, a batalha completa 370 anos.

Na cerimônia, foram entregues a Medalha Exército Brasileiro e a Medalha da Ordem do Mérito Militar – mais elevada distinção concedida pela Força. Mais de 350 condecorações foram entregues a autoridades, militares, instituições e organizações que prestaram serviços relevantes ao Exército e à Pátria: entre elas, estão o Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) e o Centro de Controle Interno da Aeronáutica – que pertencem à Força Aérea Brasileira (FAB). Criada em 1934, a medalha é entregue em 19 de abril nos graus grã-cruz, grande-oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

Em 2018, o Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez foi um dos agraciados com a comenda e exaltou a celebração em referência à Batalha dos Guararapes. "Nos sentimos honrados por representar a FAB nesta data significativa do Exército Brasileiro. Estamos aqui hoje, em comemoração aos 370 da Batalha de Guararapes, algo que muito nos enobrece. Bastante honrado pela comenda e muito feliz de estar comemorando junto ao Exército Brasileiro", afirmou o oficial-general.

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER.

Assista à matéria em vídeo do evento.

imagens/original/36280/180419bia0770-bianca_viol.jpg