INSTITUCIONAL

INCAER realiza cerimônia de posse de novo Conselheiro, no Rio de Janeiro

Tenente-Brigadeiro Pohlmann é o novo membro do Conselho Superior do INCAER
Publicada em: 14/04/2018 15:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: TCel Pedra

Comandante da Aeronáutica entrega diploma ao novo conselheiroO Tenente-Brigadeiro do Ar Aílton dos Santos Pohlmann é o mais recente membro do Conselho Superior do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), localizado no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia de posse, ocorrida nesta sexta-feira (13), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e contou com a presença de oficiais-generais da ativa e da reserva, de conselheiros do Instituto e de autoridades civis.

O Conselho Superior do INCAER é composto por vinte patronos, sendo todos grandes personalidades ligadas à Força Aérea Brasileira (FAB), com a função principal de assessorar o Diretor do INCAER sobre a Política e a Estratégia de Cultura do Comando da Aeronáutica. O Tenente-Brigadeiro Pohlmann assume a cadeira de número 12, que ficou vaga após o falecimento do Major-Brigadeiro do Ar Oswaldo Terra de Faria.

Discurso do Conselheiro recém empossado

Durante a cerimônia, o novo membro do Conselho ressaltou a responsabilidade da função e a expectativa em poder compartilhar as experiências vivenciadas dentro da Força Aérea. “Eu me sinto muito honrado com esta designação e espero que, com quase meio século de história dentro da Força Aérea, eu consiga ser útil e ativo dentro do Conselho”, disse.

Comandante da Aeronáutica entrega colar de conselheiro ao homenageado

O Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, ressaltou a dedicação e experiência do Tenente-Brigadeiro Pohlmann, inclusive como Diretor do Instituto, em merecimento à cadeira de Conselheiro Superior. “Enquanto diretor do INCAER, teve sob seu encargo a responsabilidade da gestão da pesquisa, desenvolvimento, divulgação e preservação da memória da Força Aérea Brasileira e, agora, retorna a esta casa como conselheiro vitalício para continuar contribuindo para o registro da nossa história”, declarou.

Durante o evento, o Diretor do INCAER, na condição de Presidente do Conselho Superior, proferiu palavras de acolhimento ao novo conselheiro, enfatizando a alegria dos demais membros e do efetivo do INCAER. Após o discurso, o Diretor e o Comandante da Aeronáutica fizeram a entrega do diploma e do colar de conselheiro ao homenageado.

Conselheiros Superiores do INCAER prestigiam evento O recém-empossado foi diretor do INCAER, no período de agosto de 2014 e setembro de 2017, quando saiu do serviço ativo para a reserva. O oficial-general também foi chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, dentre outros cargos. Como Conselheiro Superior, o Tenente-Brigadeiro Pohlmann passa a fazer parte de um grupo de pessoas que, através da escrita, busca preservar o passado da FAB e os feitos de grandes vultos da história da aviação nacional.

 Fotos Cb André Feitosa