INSTITUCIONAL

Oficiais-Generais da FAB assistem à palestra sobre segurança, política e economia

Visita do Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República aconteceu nesta terça-feira (27/03)
Publicada em: 27/03/2018 17:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Revisão: Maj Alle e Ten Emília

Com o objetivo de ampliar o diálogo entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a sociedade, o Comando da Aeronáutica recebeu o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria Geral da Presidência da República, Hussein Kalout, nesta terça-feira (27/03). O secretário falou sobre planejamento, economia, políticas públicas, estratégias e segurança nacional.

O encontro com os 46 Oficiais-Generais foi realizado no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), e faz parte do projeto Ampliando Horizontes, que é coordenado pelo Comando da Aeronáutica. A programação do projeto prevê encontros periódicos com a finalidade de proporcionar a exposição e o debate de temas atuais dentro da área de atuação de cada convidado, além da contextualização da atuação da FAB no âmbito da sua missão constitucional.

Hussein Kalout é cientista político, especialista em política internacional e o primeiro latino-americano a integrar o Advisory Board da Harvard International Review para o exercício de mandato vitalício.

Durante seu discurso, Hussein destacou que se deve pensar em estratégias para enfrentar os desafios que o Brasil tem pela frente. “O nosso País tem capacidade e talento para progredir, mas sem políticas públicas não sairemos do lugar. Ter bons relacionamentos com instituições pode gerar bons frutos. Isso é um bom começo”, afirmou.

Hussein Kalout também analisou que o Brasil precisa ser mais competitivo e citou quatro elementos de poder que são essenciais para o crescimento. “Economia, poder político, inteligência e campo militar. Esses são os pilares que um país precisa para obter estratégias de Estado e desenvolvimento”, acredita.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, disse que o discurso do secretário foi importante para que todos reflitam sobre a situação do País. “Todos que assistiram à palestra saíram daqui com o sentimento de reflexão para com nossas responsabilidades e potencialidades”, disse.

O encerramento do evento ocorreu com a entrega de uma réplica da aeronave Demoiselle - desenvolvida por Alberto Santos-Dumont - ao palestrante.

O Projeto Ampliando Horizontes também já recebeu outras personalidades, como o jornalista Alexandre Garcia, o jornalista e cientista político Murillo de Aragão e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Fotos: Cabo Feitosa/Cecomsaer