DEFESA AÉREA

Aeronaves da FAB identificam avião com cocaína no Pará

Avião carregava mais de 300 kg de droga
Publicada em: 26/03/2018 18:47
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jussara Peccini

Avião identificado transportando droga

A Força Aérea Brasileira (FAB) detectou, nesta segunda-feira (26/03), um avião carregado com cerca de 330 kg de cocaína que entrou em espaço aéreo brasileiro e foi acompanhado até uma pista clandestina, a sudeste do município de Jacareacanga, no Pará. A droga estava no avião monomotor PP-HAR que foi classificado como tráfego aéreo desconhecido por não ter apresentado plano de voo. A aeronave provavelmente veio da Bolívia.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. 

A aeronave foi monitorada e sua última posição conhecida pelos órgãos de defesa aérea foi próxima ao Rio Crepori, afluente do Tapajós.

Aeronave A-29 Super Tucano foi utilizada na identificação

Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e efetuar a detecção do avião.

Após a confirmação da localização da aeronave em uma pista clandestina, a equipe da Polícia Federal foi transportada em uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso para efetuar a abordagem em solo. 

imagens/original/36136/e-99.jpg