DIA DO ESPECIALISTA

Veja como foi o Dia do Especialista em todo o País

O Dia do Especialista celebrado em 25 de março foi antecipado para esta sexta-feira (23) em diversas Unidades do País
Publicada em: 23/03/2018 19:00
Imprimir
Fonte:
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Alle

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, nesta sexta-feira (23), a solenidade militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica e ao aniversário de 77 anos da Unidade.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior. “O Dia do Especialista representa a homenagem da Força Aérea aos homens e mulheres que, com seu trabalho e intensa dedicação, dão o necessário suporte ao cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional”, afirmou o Brigadeiro Jayme.

Durante a solenidade, 11 militares foram agraciados com a Medalha Militar por tempo de serviço. Foi entregue ainda a Medalha Bartolomeu de Gusmão a quatro militares e uma funcionária civil pelos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

“Creio que o reconhecimento, independentemente do modo como ele é realizado, serve de motivação para continuarmos buscando a excelência profissional. A ocasião também é oportuna para agradecer a minha família e aos colegas de trabalho por presenciarem este momento único da minha carreira", ressaltou emocionado o Sargento Eduardo Barbosa Libanoro, agraciado com a medalha Bartolomeu de Gusmão.


Confira como foi a cerimônia do Dia do Especialista de Aeronáutica em outras Unidades pelo País:

 

Belém (PA)

A cerimônia militar, presidida pelo Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, ocorreu no pátio de solenidades e registrou a presença de autoridades militares e civis da região. “A importância da celebração desta data está diretamente relacionada ao que a FAB é, o que representa e o que pode fazer, pois quase 40% do total do efetivo da FAB é composto por Especialistas de Aeronáutica”, enfatizou o Brigadeiro Ricardo.

O destaque da cerimônia foi a entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão a oito militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém. "Receber esta comenda mostra o valor do nosso trabalho e ainda traz inspiração para toda a equipe dar sempre o seu melhor”, disse o Sargento Emanoel José de Souza Bezerra, Especialista em Eletromecânica, um dos agraciados.

Salvador (BA)

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador José Henrique Kaipper. O homenageado com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, Sargento Jefer Bianchi Borges de Souza, revelou que ser agraciado com esta medalha é a comprovação de que trabalhar com afinco e amor pela Instituição traz sua recompensa. “Sempre tem alguém nos vendo, prestando atenção em nossa contribuição, reconhecendo nosso trabalho! Isso é o suficiente para mim!”, disse.

O Sargento Vitor Pellegrini Cerqueira, também agraciado, conta que teve diversos exemplos que o estimularam a seguir a carreira. “Tenho sido estimulado pelos meus chefes, pares e colegas e essa condecoração é um reconhecimento de tudo que me propus a fazer, que é o melhor que eu posso, buscando sempre me colocar no lugar do outro", contou.

Campo Grande (MS)

A Cerimônia Militar foi presidida pelo Vice-Secretário de Economia, Administração e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauricio Ribeiro Gonçalves. Durante a solenidade, a Medalha Bartolomeu de Gusmão foi entregue a seis militares da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande e a um militar do Exército Brasileiro.

Ainda, na ocasião, dez militares receberam o diploma com a menção de Destaque Logístico, que tem por finalidade parabenizar aqueles que realizaram, com eficiência, ações de melhorias em atividades logísticas dentro da Organização Militar. “Neste dia em que celebramos o Especialista quero cumprimentar e agradecer a todos aqueles que fazem voar”, ressaltou o Major-Brigadeiro Gonçalves.

Manaus (AM)

A Guarnição de Aeronáutica de Manaus celebrou o Dia do Especialista de Aeronáutica em uma cerimônia militar que aconteceu no Pátio Operacional da Ala 8. A tropa, formada por mais de 500 militares de Organizações operacionais e administrativas, homenageou oficiais, suboficiais e sargentos especialistas.

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão a militares da FAB e do Exército Brasileiro. Um dos agraciados foi o Sargento Mecânico de Aeronaves Sérgio Araújo dos Santos Corrêa, que tem 20 anos de carreira militar. “Esta medalha representa o reconhecimento pelo tempo, pelo esforço e pela dedicação à Força. Não é qualquer um que pode receber, vai desde o conceito moral até o disciplinar”, explicou.

Rio de Janeiro (RJ) - Ala 12

A Ala 12 realizou a solenidade alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica com imposição de medalha e “Menção Destaque Logístico” do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A formatura foi presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Alessandro Cramer, que também foi paraninfo na entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão aos oito militares da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz.

Um dos agraciados foi o Suboficial Eld Benício da Silva, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle, que possui 30 anos de serviço dedicados à FAB. “Ser reconhecido não é só o que faz nossa sobrevivência como organização, muitas vezes os frutos vêm muito além, mas vindo ainda em nosso tempo, o reconhecimento, quão agradável e motivador é”, enfatizou.

São Paulo (SP)

Os militares da Guarnição Aeronáutica de São Paulo participaram da cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica na Base Aérea de São Paulo. "Por intermédio das suas competências, os Especialistas da FAB são responsáveis por transformar o conceito em realidade e manter as atuais demandas operacionais durante o desenvolvimento da Força Aérea no futuro", declarou o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, que presidiu a cerimônia.

De acordo com o Encarregado da Seção de Instrução e Doutrina do Grupamento de Segurança e Defesa, Sargento André Luiz Rodrigues da Cunha, ser especialista da FAB é a realização de um sonho. "Eu batalhei muito para realizar esse sonho. O Sargento é um elo de ligação entre o comando e a tropa e orienta os mais novos através do seu conhecimento técnico. Com certeza buscarei cada vez mais o aprimoramento profissional para subir mais degraus dentro da carreira militar", enfatizou. 

Na ocasião, 12 militares também foram agraciados com a Menção "Destaque Logístico" nas categorias “prata”, “ouro” e “platina”, destinadas aos militares e civis do Comando-Geral de Apoio, e integrantes dos sistemas gerenciados pelas organizações que compõem sua estrutura, e na categoria “honoris causa”, aos ex-Comandantes, Diretores e Chefes das Organizações Militares subordinadas ao COMGAP.

Anápolis (GO)

“Agora é voar cada vez mais alto, com novas responsabilidades, visando ultrapassar fronteiras”. Esse foi o sentimento que predominou durante a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica realizado dia 23 de março na Guarnição de Aeronáutica de Anápolis. A solenidade foi presidida pelo Comandante Interino da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Para o Sargento Joacir Andrade de Oliveira Junior, um dos 12 agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, receber essa comenda é mais do que o reconhecimento do profissionalismo. "Nesses 22 anos de bons serviços prestados, isso significa a conclusão de uma etapa e o início de outra em busca de novas condecorações”, ressaltou.

Belo Horizonte (MG)

A Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte celebrou o Dia do Especialista de Aeronáutica nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). Pela manhã houve celebrações religiosas de cunho católico, evangélico e espírita. Logo após, ocorreu a formatura alusiva ao Dia do Especialista, presidida pelo Diretor Interino do PAMA-LS, Coronel Edgard Vale Ribeiro.

Cerca de 400 militares compuseram a tropa, pertencentes ao efetivo do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), do PAMA-LS e do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS). Na cerimônia houve a entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão e da Menção Destaque Logístico. "Aos 31 anos de serviço prestados para a Força Aérea Brasileira, sinto-me honrado e muito feliz pelo reconhecimento, dos meus superiores, aos serviços prestados em prol do desenvolvimento do Pais", declarou o Tenente Jorge Luís Ribeiro dos Santos, um dos agraciados com a Menção.

Rio de Janeiro (RJ) - Ala 11

Na Ala 11, a solenidade foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, que estava acompanhado do Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias. Durante o evento, foi entregue a Medalha Bartolomeu de Gusmão a 102 militares das Forças Armadas e civis

O Sargento Alexsandro Rodrigues Alves, Especialista em Equipamentos de Voo, que trabalha na FAB há 23 anos, foi um dos agraciados. “É uma honra receber essa medalha por tudo que representou o Padre Bartolomeu de Gusmão. Se você olhar a história dele saberá que essa comenda é para poucos”, disse.

Graduados da Marinha e civis também receberam a medalha. O Sargento Mergulhador Eduardo Coelho Cunha da Silva, que serve no Comando da Força de Submarinos, no Rio de Janeiro, participou da missão de resgate do C-130, Hércules, na Antártica, dando suporte logístico para a retirada da aeronave da Base Presidente Eduardo Frei Montalva. “É minha primeira comenda de mérito distinto. A Bartolomeu de Gusmão é uma medalha ilustre, que nos dá muito prestígio. Não tenho como mensurar a gratidão por ter realizado a missão e estar aqui, hoje, sendo agraciado”, enfatizou.

Recife (PE)

Juntamente com a solenidade do Dia do Especialista de Aeronáutica foi celebrado o aniversário de 30 anos do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA III). A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Na ocasião, 12 militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió (DTCEA-MO) foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. A formatura militar contou ainda com a entrega do “Prêmio Graduado, Praça e Servidor Civil Padrão” aos que se destacaram por terem prestados relevantes serviços ao CINDACTA III no ano de 2017. No dia anterior foi realizada a cerimônia de inauguração da galeria de fotos dos homenageados.

“Estamos prontos para participar de forma exemplar na importante Reestruturação da Força Aérea Brasileira, graças à dedicação, comprometimento e admirável eficiência dos profissionais que fazem parte desta importante organização do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro", ressaltou o Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Walcy Josué de Castilho Araujo.

Rio de Janeiro (RJ) - Campo dos Afonsos

A cerimônia militar do Dia do Especialista foi realziada no Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Na ocasião, 12 graduados foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa.

O Sargento Alexander Henrique da Silva, agraciado com a medalha Bartolomeu de Gusmão, trouxe seus filhos Miguel e Lívia para a cerimônia. “É uma sensação indescritível, o reconhecimento do nosso trabalho. É por isso que eu trouxe meus filhos, que me apoiaram nos momentos da superação. Essa medalha também é deles”, afirmou o graduado.

Boa Vista (RR)

A Ala 7 realizou a solenidade militar em homenagem ao Dia do Especialista da Aeronáutica, presidida pelo Comandante da Unidade Coronel Aviador Eric Breviglieri, com a entrega da medalha Bartolomeu de Gusmão para seis militares da Guarnição de Aeronáutica local.

Entre os agraciados estava o Suboficial Músico Laudeci Pereira Martins, que mesmo após mais de 34 anos de serviço ativo, acredita que ainda existe a oportunidade de se emocionar como na primeira vez que vestiu o uniforme. "Receber essa medalha nos momentos finais da minha carreira me trouxe uma felicidade muito grande. Eu me sinto reconhecido pela Força Aérea depois de quase uma vida de dedicação aos valores da instituição", constatou.