SEMINÁRIO

Unidade da FAB é destaque na compra de alimentos da Agricultura Familiar

Durante o evento foi apresentada a evolução da execução orçamentária da FAB nos créditos para aquisição de alimentos
Publicada em: 22/03/2018 21:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) homenageou, nesta quinta-feira, 14 instituições e personalidades que se destacaram na promoção da aquisição de alimentos da agricultura familiar durante o ano de 2017. Entre elas estão o Grupamento de Apoio de Anápolis (GAP-AN) e o Brigadeiro do Ar Jair Gomes de Costa Santos. A homenagem foi realizada durante o Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília (DF).

"Parabenizo a todos os agraciados que foram destaques do ano pela compra de alimentos da agricultura familiar. Este ano nós vamos chegar a R$ 300 milhões em compras institucionais. O dinheiro que iria para a mão dos grandes produtores vai direto para os pequenos produtores", afirmou o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

O GAP-AN fez uma chamada pública para a compra de alimentos da agricultura familiar no valor total de cerca de R$ 2.400.000,00. O processo foi homologado em novembro de 2017 e tem validade de um ano. "A chamada pública contempla mais do que os 30% exigidos por lei do crédito para alimentação do efetivo e, ainda, utilizamos os 100% do crédito destinado ao Programa Forças no Esporte, o PROFESP", ressaltou a Chefe da Divisão Administrativa do GAP-AN, Capitão Lígia Maria Alencar Oliveira de Sena.

Também recebeu homenagem o Brigadeiro Santos que, como chefe do Estado-Maior da 1ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), foi destaque na promoção da compra de alimentos pelas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) que promovem o PROFESP. "Esse é um reconhecimento pessoal e institucional do esforço que se faz para ter uma atividade da instituição que supra algumas necessidades que a sociedade tem", disse o Oficial-General.

Simpósio

O Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar é uma ação promovida pelo MDS, Casa Civil da Presidência da República e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O objetivo foi fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos da União, além de apresentar o balanço 2017 e a agenda de 2018 para os gestores públicos de órgãos do governo federal, técnicos das áreas de compras e técnicos e representantes de empreendimentos dos agricultores familiares.

Durante o evento, o Adjunto da Divisão de Subsistência da Subdiretoria de Abastecimento, Major José Henrique Ferreira Coré, apresentou a evolução da execução orçamentária da FAB nos créditos para aquisição de alimentos. "A FAB reconhece a importância do Programa de Aquisição de Alimentos para o desenvolvimento da agricultura brasileira, criação de empregos e ganho de saúde para os entes alimentares e criou estratégias para que os percentuais análogos aos requeridos por lei sejam alcançados em 2018", explicou.
 

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER