FOMENTO INDUSTRIAL

Dezoito empresas de defesa brasileiras participam de feira na Colômbia

Sexta edição da Expodefensa aconteceu em Bogotá e rendeu negócios para o Brasil
Publicada em: 15/12/2017 14:00
Imprimir
Fonte: Adidância Aeronáutica do Brasil na Colômbia
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Revisão: Major Alle

No período de 04 a 06 de dezembro, aconteceu a sexta edição da Expodefensa em Bogotá - feira de produtos de defesa realizada pela Colômbia. Neste ano, dezoito empresas brasileiras participaram como expositores, entre elas, indústrias aeroespaciais como a Avibras e a Embraer. A feira acontece a cada dois anos, desde 2009, e, em sua última edição, em 2015, não havia um estande do Brasil.

Segundo o Adido Aeronáutico do Brasil na Colômbia, Coronel Aviador Luiz Guilherme Magarão, que foi um dos elos entre as empresas e os organizadores da feira, o evento vem ganhando relevância, tornando-se um marco no setor. Na oportunidade, houve a apresentação das novidades no mercado de simuladores, aeronaves não tripuladas, tecnologia da informação, sistemas de navegação, comunicação e de comando e controle integrados, entre outros produtos de última geração trazidos por desenvolvedores de todo o mundo. "Esse, provavelmente, é o segundo maior evento de produtos de defesa da América do Sul, ficando atrás apenas da LAAD", explica.

A edição deste ano contou com a participação de 269 expositores de 35 países, sendo que apenas 28% eram empresas colombianas, ressaltando a expressiva participação internacional. Foram mais de 12.500 visitantes nos três dias de feira, além de contar com 76 delegações oficiais de 30 países, dentre os quais o Brasil.

"Nossos estandes foram muito visitados, os nossos produtos geraram muito interesse. Foram fechados dois acordos importantes de cooperação durante o evento. Um deles com a Visiona, uma empresa da Embraer, que fez um acordo com a Força Aérea Colombiana, e outro entre a Embraer e a CIAC, a Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana. Também foram feitos muitos contatos, que devem gerar frutos vindouros", avalia o Coronel Magarão.

Durante a programação da feira, no dia 05 de dezembro, foi realizado um simpósio da indústria de defesa nacional, com a participação do Coronel Aviador José Frederico Júnior, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), que ministrou uma palestra sobre o processo de reestruturação do Comando da Aeronáutica e a recém-lançada campanha institucional Dimensão 22.