PROFESP

Cerimônia especial marca encerramento do PROFESP em 2017

Veja quais as atividades realizadas em Barbacena (MG), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS)
Publicada em: 21/12/2017 16:35
Imprimir
Fonte: EPCAR, Ala 4, Ala 11 e Ala 13
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias Revisão Major Alle

As crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP) participaram de diversas atividades durante o encerramento do programa em 2017 nas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.

O objetivo é democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescente e jovens em situação de vulnerabilidade social, além da descoberta de novos talentos esportivos.

No programa, os professores e instrutores ministram aulas de esportes coletivos e individuais, instruções de ordem unida, hinos e canções, além de gincanas, palestras educativas e atividades culturais.

Veja como foi o encerramento das atividades nas Unidades localizadas em Santa Maria (RS), Guarulhos (SP), Barbacena (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Ala 4

O PROFESP, promovido pela Ala 4 em Santa Maria (RS), encerrou as atividades no dia 18 de dezembro. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Élison Montagner.

Em 2017, o programa atendeu mais de 100 crianças, com idade entre 10 e 14 anos, que vivem em vulnerabilidade social, residem próximas à Ala 4 e fazem parte da rede municipal de ensino.

Para os festejos de fim de ano, os militares e civis da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria adotaram as crianças do projeto, em uma demonstração de carinho e reconhecimento da importância do PROFESP, doando inclusive as roupas usadas durante o evento de encerramento.

Ala 13

Já a Ala 13, localizada em Guarulhos (SP), promoveu uma confraternização de Natal para os alunos do PROFESP, no dia 14 de dezembro. Cerca de 200 crianças da comunidade local participaram do evento, o qual contou com a visita do Papai Noel.

"O quartel é um lugar ideal para resgatar valores em nossos jovens. O exemplo e os valores positivos são fundamentais para a formação do seu caráter. Aqui são trabalhados o respeito, o amor à pátria e à família e lhe são devolvidos o direito de sonhar", comentou a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Guarulhos, Marli Aparecida Nabas Lopes.

Os militares da unidade colaboraram para um Natal mais feliz das crianças doando brinquedos, roupas e sapatos novos. Emocionado, Eduardo da Silva Andrade, de 10 anos, agradeceu seu presente. "Muito obrigado PROFESP! Minha mãe e meu pai estão desempregados. Nunca esquecerei deste Natal. Aqui minha vida é mais feliz!", ressaltou.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, prestigiou o evento. "Essa integração com a sociedade é vital para a formação desses jovens, é um verdadeiro exercício de cidadania. É sensacional um programa que leve cultura e esporte para a nossa comunidade. A FAB não é só uma Força que nos protege, é uma Força que conversa com a sociedade. É muito bonito ver esses jovens sonhando com um futuro melhor e querendo ingressar nas Forças Armadas", destacou.

Ala 11

Na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), o encerramento das atividades do programa ocorreu no dia 13 de dezembro. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 11, Coronel Aviador João Lúcio Veiga de Assis, e contou com a presença dos parentes dos alunos que puderam acompanhar e homenagear os participantes destaques ao longo do ano.

Participaram, do núcleo Ala 11 do PROFESP, alunos da Escola Municipal Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória, Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, Escola Municipal Cuba, Escola Municipal Anita Garibaldi, Conjunto Praia da Bandeira, Colégio Estadual Mendes de Moraes e do Colégio Estadual Tia Lavor.

Os alunos que se destacaram, exibindo um grau elevado de assiduidade, disciplina, companheirismo, espírito de equipe, atenção e empenho nas aulas esportivas, receberam uma medalha de reconhecimento de seus pais.

A oradora da turma, a aluna Débora Ferreira do 1º ano do ensino médio da Escola Municipal Anita Garibaldi, proferiu palavras de agradecimento à toda equipe envolvida. “Gostaria de agradecer a todos que nos proporcionaram essa oportunidade, em especial à Força Aérea Brasileira, que nos fez aprender que tudo é possível quando se acredita, afinal um sonho sonhado só é apenas um sonho, um sonho sonhado em equipe, é uma realidade”, afirmou.

Em 2018, a perspectiva é que alunos de outras escolas da região sejam atendidos por esse programa.

EPCAR

A Escola Preparatória De Cadetes Do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou o encerramento das atividades do PROFESP, no dia 11 de dezembro. A cerimônia contou com a participação do Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, além de coordenadores, monitores, voluntários do programa e familiares dos participantes.

O evento foi marcado pela entrega simbólica dos certificados de participação e de homenagens aos colaboradores do programa. O público também se divertiu com a apresentação da Banda de Música da EPCAR, que apresentou, entre outros sucessos, a canção “Happy”, trilha sonora do filme Meu Malvado Favorito 2.

O auge da noite foi a entrega de presentes de natal aos participantes pelos alunos dos três esquadrões, acompanhados pelo Papai Noel. Cada criança escreveu uma cartinha e foi apadrinhada por um aluno voluntário. A coordenadora do programa, Tenente Ana Karina, destacou a importância da participação dos alunos como padrinhos das crianças. “Eles ajudaram a realizar sonhos. A maioria dos alunos é muito carente e não ganharia da família o presente que pediu”, enfatizou.

Em 2017, o programa atendeu 86 crianças, de 8 a 14 anos, da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, localizada no Bairro Ipanema.