FORÇAS NO ESPORTE

Crianças do PROFESP participam de eventos de encerramento em diferentes unidades

Concerto natalino e competições encerram atividades do programa em 2017
Publicada em: 06/12/2017 15:30
Imprimir
Fonte: Ala 13, Ten Kramer/CDA, Ten Kathiane/BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

Trompetista"Aprender música é muito bom! O PROFESP é tudo pra mim", expressou Cauê Rocha Napolitano, de 9 anos, após sua participação no concerto de Natal da Banda de Música da Ala 13, com as crianças do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte. O evento foi realizado nesta terça-feira (05/12), em Guarulhos (SP). Familiares dos integrantes do Programa, alunos de escolas municipais e militares desfrutaram de uma apresentação com repertório natalino, em que as crianças cantaram e tocaram instrumentos, comovendo a todos os espectadores.

"O concerto foi lindo, que orgulho dos meus filhos! É incrível ver a mudança na conduta deles, perceber o quanto estão evoluindo como pessoas e musicalmente. Essa é uma oportunidade única de aprendizado, me sinto segura e feliz em saber que eles estão aqui. A palavra que me define é gratidão. Obrigada, FAB!", disse Alessandra Gonçalves Nanni, mãe de dois integrantes do PROFESP.Apresentação

O Programa é uma iniciativa do Ministério dos Esportes em parceria com os Ministérios da Defesa, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e tem como objetivo a inclusão social por meio da prática de esportes e atividades culturais.

Na Ala 13 são atendidas 200 crianças carentes da comunidade local que, fora do horário escolar, participam de atividades como: esportes, reforço escolar e orientação musical, além do suporte de alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica.

A Vice-Diretora da Escola Comandante João Ribeiro de Barros, Roseli Eugênio Leite, afirma que a música é um meio de integração social. "Qualquer iniciativa que possa desenvolver o lado sentimental da criança é importante e a música é o melhor caminho. Se não fosse por meio do PROFESP, as crianças menos favorecidas de nossa comunidade não teriam essa oportunidade", acrescenta.

"Este programa mostra claramente o sucesso de promoção dos resultados da Força Aérea Brasileira para a sociedade, quando relacionamos a atividade de apoio ao esporte e à cultura, alcançando crianças com menos oportunidades de acesso à uma infraestrutura esportiva adequada", acredita o Comandante da Ala 13, Coronel Kennedy Fernandes Ferreira.

Florianópolis (SC) - Cerca de 150 alunos que integram o Projeto Forças no Esporte (PROFESP) participaram, na última quarta-feira (29/11) em Florianópolis (SC), da primeira competição CINDACTA II x BAFL. O Tenente-Coronel Aviador Eduardo Carvalho de Guimarães fez a abertura do evento e cumprimentou os participantes.

A competição foi criada com a finalidade de despertar nas crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos, a iniciativa, a coragem, a determinação e o espírito esportivo que os jogos proporcionam em seus
praticantes. Os jovens participaram de gincanas, jogos de futebol, vôlei e jiu-jítsu.
 
 O Projeto tem por finalidade promover, por meio da prática esportiva, integração social, prevenção à doença, reforço escolar, promoção da saúde, prevenção à marginalidade e à violência de crianças e jovens. O programa aborda mecanismos que possibilitam inclusão social, valorização da cidadania, permanência nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e integração.

Rio de Janeiro (RJ) - A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), organizou, no dia 29, uma competição de encerramento das atividades de 2017 para os alunos do PROFESP. Cerca de 150 crianças e jovens participaram de provas nas modalidades de badminton, basquete, futebol, vôlei, tiro com arco e natação.

Todas as provas foram arbitradas e coordenadas pelos militares que, durante todo o ano, foram professores do programa. Pais e responsáveis puderam prestigiar os filhos e acompanhar o desenvolvimento das competições realizadas na piscina, nos ginásios e campo de futebol. Para recepcionar os alunos, houve distribuição de lanches.

Ao final das atividades, todos os presentes assistiram a uma apresentação de dança feita pela turma da yoga e, por último, foi realizada a cerimônia de entrega das medalhas das equipes campeãs, divulgação dos nomes dos destaques do ano e encerramento das atividades.

Fotos: S2 Medeiros (Ala 13)/ 2S Rosana (BAFL)/ 1S Xavier (CDA)