INSTITUCIONAL

Comitiva do Executivo, Judiciário e órgãos ligados à Justiça visita AFA e Embraer

Na Academia da Força Aérea, magistrados e demais autoridades conheceram princípios formadores de cadetes
Publicada em: 04/12/2017 13:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

Representantes dos poderes Executivo, Judiciário e de órgãos essenciais à Justiça participaram, nesta quinta-feira (30/11) de visitas institucionais à Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), e à fábrica da Embraer Segurança e Defesa, em Gavião Peixoto (SP). Organizada por meio da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), a comitiva foi chefiada pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Na AFA, a comitiva conheceu o hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e as atividades e especificidades do cotidiano daquele estabelecimento de ensino superior, ao assistirem uma palestra proferida pelo Comandante da Organização, Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin. Na oportunidade, ele ressaltou os valores da instituição, atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, oficiais em condições de liderar unidades militares da Força Aérea Brasileira.

A Procuradora-Geral da União Izabel Vinchon, responsável por representar as Forças Armadas nas mais variadas demandas judiciais, ressaltou a importância dos valores ensinados aos cadetes. “É muito importante nas ações judiciais fazermos a defesa conhecendo os valores que garantem o bom funcionamento das Forças Armadas”, explicou.

Representando a Consultoria-Geral da União, Marcelo Augusto Vasconcelos afirmou que o conhecimento e a aproximação das unidades militares garante o bom andamento da Justiça. “Quando eu era responsável pelo Núcleo de Assuntos Militares, fazia questão de antes de aprovar cada processo visitar in loco a organização em questão”, acrescentou o Consultor-Geral.

“Aqui a gente percebe as peculiaridades da área militar. Isso nos dá mais sensibilidade para quando somos chamados a opinar em processos de interesse das Forças Armadas”, explicou o Secretário de Relações Institucionais do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Alberto Vilhena.

Indústria de Defesa

No período da tarde, a comitiva visitou a Embraer, na Unidade Gavião Peixoto, onde está sendo desenvolvida a aeronave Multimissão KC-390 - maior aeronave militar produzida no Brasil. Eles conheceram a linha de montagem do avião, concebido com vistas a atender às necessidades de quaisquer Forças Aéreas do mundo. Atualmente dois protótipos estão em fase de certificação. A primeira aeronave a ser entregue à Força Aérea Brasileira está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Sobre o potencial de exportação da aeronave, a Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, Embaixadora Gisela Padovan, ressaltou a importância da Indústria de Defesa brasileira ganhar cada vez mais espaço no cenário mundial. “É sabido que nos Estados Unidos todo o desenvolvimento tecnológico começa na área militar. Então eu acho que a gente está aprendendo e tenho certeza que desse desenvolvimento surgirão muitos outros que terão destaque”, comentou Gisela.

“Quando a gente trata de base industrial de defesa, sem dúvida nenhuma, o KC-390 está na linha de frente não só para a Força Aérea Brasileira, mas um produto de grande importância para a exportação e, também, para a imagem do Brasil no exterior”, acredita o Diretor de Assuntos de Defesa e Segurança da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE-PR), Joanisval Brito.

Segundo o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a visita reforça a importância de manter um relacionamento com representantes do Executivo, Judiciário e de órgãos essenciais à Justiça. “Queremos fortalecer essa ponte entre a FAB e os demais poderes da República, apresentando as nossas potencialidade e, principalmente, as especificidades da carreira militar, a fim de podermos proporcionar uma visão mais abrangente de nossa missão", declarou.

Ao final da viagem, o
Tenente-Brigadeiro Bermudez enfatizou a relevância da visita. “Estou convicto de que esta visita à Academia da Força Aérea e à Embraer serviu de impulso para juntos elevarmos ainda mais o nome do Comando da Aeronáutica e, principalmente, do Brasil. Os ensinamentos e experiências vivenciadas por todos ratificam e fortalecem a amizade e a parceria de longa data existente”, ressaltou o Comandante do COMGEP.

Fotos: 3S Padilha/ ASPAER