SOLENIDADE

EEAR forma 466 novos sargentos

Os novos sargentos desempenharão suas funções em diversas Organizações Militares da FAB
Publicada em: 01/12/2017 19:00
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente Mateus Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

As turmas Kairós e Atlas concluíram os cursos na EEARA Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, nesta sexta-feira (01/12), a formatura de 466 novos sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB) e de nove sargentos de outros países. A cerimônia, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, contou com a presença de oficiais-generais do Alto-Comando e de diversas autoridades.

O Comandante da Aeronáutica destacou que os novos profissionais serão muito importantes para as unidades da FAB. "Espero que eles sigam o juramento, honrem a FAB e se dediquem ao trabalho com motivação e empenho", destacou.

O grupo de formandos é constituído por duas turmas: a Kairós com sargentos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e a Atlas por militares do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS). Os novos sargentos desempenharão suas funções em diversas Organizações Militares da FAB em todo país.

O Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, Comandante da EEAR, destacou a relevância da Escola na formação dos sargentos. “Ao entregar mais um grupo de jovens sargentos para a Força Aérea, a Escola cumpre sua missão e reafirma seu compromisso de desenvolver militares com grande capacidade técnica e forte adesão aos valores cultuados pela nossa instituição. É sempre um orgulho verificar a alegria estampada no rosto dos formandos e de seus familiares.” Evidenciou o oficial-general.

Primeiro colocado do CFSNatural de Belém (PA), o terceiro sargento Wilker da Costa Magalhães, foi o primeiro colocado do CFS. Emocionado, ele conta que essa é a primeira de muitas conquistas. “ Meu sentimento é de satisfação e orgulho de me tornar um militar da FAB. Acreditei no meu sonho e hoje estou realizado. Isso só me faz querer alçar voos cada vez mais altos”. Afirmou o primeiro colocado da turma Kairós.

Primeiro colocado do EAGS
O terceiro sargento da Turma Atlas, Carlos Henrique de Moura, do Rio de Janeiro (RJ), foi o primeiro colocado do EAGS. Ele descreve a emoção de receber as divisas de sargento. “Um turbilhão de emoções, como a alegria, ansiedade, saudade dos que irão, toma conta nesse momento. A espera pela tão sonhada divisa nos faz querer cada dia mais aproveitar a escola e os amigos, mas, ao mesmo tempo, exercer a profissão que tanto lutamos para conseguir. Não há palavras certas que resumam esse sentimento, mas uma frase pode dizer muito: serei um sargento especialista.”

Os primeiros colocados receberam os prêmios Honra ao Mérito e o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já os militares das Forças Estrangeiras (Togo, Cabo Verde e Paraguai) receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação de Sargentos.

EEAR - A Escola de Especialistas de Aeronáutica é o maior centro de formação técnica da América do Sul. Ao longo de 76 anos, já formou mais de 70 mil sargentos para a Aeronáutica.

 Fotos: CB T. Ribeiro e CB Roberto

Confira aqui como foi a formatura: