QUALIDADE

Hospital Central da Aeronáutica recebeu Certificação de Excelência Laboratorial

O Laboratório de Análises Clínicas do HCA realiza aproximadamente 600 mil testes por ano
Publicado: 23/11/2017 09:48
Imprimir
Fonte: HCA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

O Laboratório de Análises Clínicas realiza, anualmente, 600 mil testesO Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) conferiu ao Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), a Certificação de Excelência Laboratorial – Categoria Platina, por seu excelente desempenho durante 15 anos consecutivos de avaliação.

“Este mérito, recebido pelo HCA, reflete o trabalho irrepreensível de toda a equipe do laboratório, bem como foi resultante da supervisão segura da gestão da qualidade. Acredito que manter a equipe motivada e comprometida estimula a busca pela melhoria contínua dos processos para, com isso, superar as necessidades e expectativas dos usuários deste laboratório e prestar um serviço de excelência", disse o chefe do serviço, Tenente-Coronel Farmacêutico Arilson Dias. "A conquista não ocorreu de forma isolada, pelo contrário, foi fruto do apoio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, da confiança incondicional da direção do HCA e, também, da colaboração de todos os militares que labutaram nesse laboratório durante todos os quinze anos passados”, completou o militar.

Atualmente o PNCQ é o maior provedor de ensaios de proficiência do País, com mais de 5.000 laboratórios participantes e é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), que é uma empresa técnico-científica produtora de amostras-controle e provedora de ensaios de proficiência e avaliação externa da qualidade - Programa de Controle Externo da Qualidade (PRO-EX).

O certificado foi dado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade Esse exame é constituído pela comparação da exatidão das análises do HCA com a de outros laboratórios participantes do Programa Externo da Qualidade, padronizando os resultados de laboratórios distintos por meio da comparação interlaboratorial de amostras-controle de concentração desconhecidas.

Por fim, a avaliação dos resultados de cada laboratório é feita com emissão do conceito e uma classificação relativa ao desempenho do laboratório do HCA. O PRO-EX é considerado uma ferramenta importante para garantir o desempenho do laboratório em relação aos seus processos analíticos (máquina-operador-reagentes), o que possibilita um êxito nos serviços oferecidos.

O HCA foi avaliado pelo seu desempenho durante 15 anos consecutivos

O Laboratório de Análises Clínicas do HCA realiza aproximadamente 600 mil testes por ano. Além disso, desde abril de 2002, início da centralização dos procedimentos ambulatoriais de análises clínicas, determinado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), o HCA executa, de modo exclusivo, todos os exames de alta complexidade técnica e de maior valor agregado, somando, atualmente, mais de 160 tipos de exames em seu portfólio com aproximadamente 15 mil testes de imuno-hormônio por mês.