INSTITUCIONAL

Secretário da Organização dos Estados Americanos visita Comando da Aeronáutica

Objetivo foi conhecer trabalho da FAB e seu processo de modernização
Publicada em: 16/11/2017 14:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

O Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), recebeu a visita do Secretário de Acesso a Direitos e Equidade da Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Maurício Rands, nesta quinta-feira (16). O advogado pernambucano assumiu recentemente o cargo na OEA e atuará também na Junta Interamericana de Defesa (JID).

O Secretário considera importante se aproximar ainda mais das Forças Armadas, conhecendo melhor seu trabalho e suas necessidades. "Meu objetivo hoje é iniciar esse canal de comunicação, identificar preocupações e maneiras de contribuir. Estou me colocando à disposição para facilitar as articulações entre o Brasil e os demais países membros da OEA", explicou.

Em reunião com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, o Secretário expôs suas perspectivas e conheceu os principais aspectos do trabalho da Força Aérea Brasileira. "Percebi como a FAB está se modernizando e dando um salto tecnológico. Fiquei muito bem impressionado com o profissionalismo e o comprometimento cívico que encontrei aqui", destacou.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) também foi apresentado ao Secretário, que, acompanhado do vice-presidente do Diario de Pernambuco, Lauro Gusmão, conheceu a estrutura e os produtos jornalísticos, publicitários e de relações públicas da Força Aérea. "Realmente é impressionante o trabalho realizado aqui e gostaríamos de divulgá-lo nas diversas plataformas do Diario, fazendo chegar a um maior número de brasileiros", disse Gusmão, referindo-se principalmente à campanha Dimensão 22, lançada recentemente pela FAB, e propondo uma parceria para dar mais visibilidade aos produtos do Centro.

O Chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo, que apresentou a campanha Dimensão 22 aos visitantes, também falou sobre a
Reestruturação da FAB. "Com as mudanças realizadas, houve quem pensasse que a FAB sairia do Recife, o que não é verdade. Nossa representatividade continua na região principalmente com uma unidade de grande importância que é o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III)", ressaltou. Ainda, o oficial-general colocou o CECOMSAER à disposição para colaborar e garantir que as informações da FAB alcancem cada vez mais cidadãos de diferentes setores da sociedade.

OEA - A Organização dos Estados Americanos é o mais antigo organismo regional do mundo. A sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890. Esta reunião resultou na criação da União Internacional das Repúblicas Americanas, e começou a se tecer uma rede de disposições e instituições, dando início ao que ficará conhecido como “Sistema Interamericano”, o mais antigo sistema institucional internacional.

A Organização foi criada para alcançar, nos Estados membros, como estipula o Artigo 1º da Carta, “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”.

JID - Criada em 30 de março de 1942, a Junta Interamericana de Defesa (JID) é a organização regional de defesa mais antiga do mundo. Seu principal propósito é prestar à Organização dos Estados Americanos (OEA) e a seus Estados membros serviços de assessoramento técnico, consultivo e educativo em assuntos relacionados a temas militares e de defesa no Hemisfério, a fim de contribuir para o cumprimento da Carta da OEA.

Fotos: Sd Wilhan Campos/CECOMSAER