PASSAGEM DE COMANDO

CINDACTA III tem novo Comandante no Recife

Brigadeiro Walcyr também é o Comandante do II COMAR
Publicada em: 17/11/2017 15:30
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Bianca Pereira
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado no Recife (PE), tem um novo Comandante. Na última terça-feira (14/11) ocorreu a cerimônia de passagem de comando na unidade. O Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares passou o cargo ao Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo.

A solenidade foi presidida pelo Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. O evento contou com a presença do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, além de comandantes, prefeito, chefes e diretores da Guarnição de Aeronáutica de Recife, entre outras autoridades civis e militares.

Em suas palavras de despedida, o Coronel Miguel lembrou sua história na organização e agradeceu aos seus colaboradores, além de destacar a responsabilidade do Centro. “Somos o único a ter dois Centros de Controle de Área que, somados, contribuem com mais de 13 milhões de km² no novo conceito Dimensão 22 do Comando da Aeronáutica”, ressaltou.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Domingues, agradeceu o empenho do ex-Comandante. “O Coronel Miguel, neste período de quase dois anos, dedicou-se por inteiro à instituição, conduzindo com maestria e sabedoria as tarefas que lhe foram atribuídas, manteve-se sempre disposto para os acertos e falhas, tão factíveis e inevitáveis, inerentes ao comando e à busca pelo aprimoramento individual. Receba o agradecimento do Comando da Aeronáutica e que os novos desafios sejam vencidos”, disse. Em seguida, ele deu as boas vindas ao novo Comandante. “Ao Brigadeiro Walcyr, obrigado por aceitar essa árdua e valorosa missão de comandar esta tão importante organização, que atua de forma marcante no espaço aéreo nordestino e vasta área do Oceano Atlântico. Seja muito feliz nessa passagem por Recife”, finalizou.

Novo Comandante
O Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, natural de Guaratinguetá (SP), acumula ainda o cargo de Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Incorporou-se às fileiras da Força Aérea Brasileira em 1984. Conta com diversos cursos operacionais e acadêmicos em seu currículo e mais de 4 mil horas de voos, além de medalhas como Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Aeronáutico, Medalha Militar de Ouro, entre outras.

Fotos: Sd Pedro Silva/II Comar.