NOVEMBRO AZUL

FAB participa de campanha de prevenção ao câncer de próstata

Hospitais da Força Aérea estão realizando ações de conscientização
Publicada em: 09/11/2017 18:51
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

Hospital de Força Aérea de São Paulo recebeu iluminação especialDiversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) estão engajadas na campanha "Novembro Azul" que busca conscientizar da importância do tratamento e da prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Confira a seguir algumas das ações que estão sendo realizadas:

Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) - Durante o mês de novembro, a seção de urologia do HARF realiza um mutirão de consultas clínicas e exames de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês) em homens dentro da faixa etária mais vulnerável - acima de 45 anos. "É muito importante fazer esse exame porque é através dele que se diagnostica a doença precocemente e isso pode levar a uma chance de cura de 90%", explicou o Diretor do HARF, Coronel Médico Marcus Aurélio Bezerra de Andrade. 

Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) - Durante a 40ª edição da Quarta Científica, realizada em 8 de novembro, o efetivo do HABE discutiu temas em evidência no mês de novembro. O Capitão Médico Eduardo Martins de Sousa palestrou sobre a campanha em combate ao câncer de próstata, ressaltando a importância de medidas preventivas: como manter uma alimentação saudável e a realização de consultas periódicas com o urologista em atenção à saúde do homem.

Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) - A urologia do HFAB realizará, no dia 14 de novembro, uma série de atividades relativas à conscientização dos perigos do câncer de próstata. O Capitão Médico Álvaro Canuto apresentará uma palestra abordando a prevenção da doença, seguido pelo educador físico e nutricionista Bruno Fischer, que orientará como reduzir o risco do câncer de próstata por meio da alimentação. Já a Tenente Fisioterapeuta Samantha Fernandes e a Tenente Psicóloga Juliene Azevedo darão dicas de bons hábitos urinários e psicologia do homem, respectivamente.

Além disso, na inspeção de saúde realizada periodicamente nas Unidades da FAB, todos os homens com idade igual ou acima de 45 anos fazem obrigatoriamente o exame de sangue PSA, de acordo com as Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica (ICA 160-6).

Câncer de Próstata

A doença atinge principalmente homens a partir dos 50 anos, mas cerca de 75% dos casos são diagnosticados a partir dos 65 anos. No Brasil, esse câncer é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

O câncer de próstata é um tumor na glândula presente no sistema genital masculino. A ação da testosterona pode provocar modificação das células, sua desorganização e o surgimento do câncer.

Uma dieta saudável ajuda a diminuir o risco do câncer. Praticar exercícios físicos, evitar o álcool e o tabagismo são fatores importantes, além da realização do exame de sangue PSA e do toque retal.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado é individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.