TRÁFEGO AÉREO

Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea sedia encontro internacional

Encontro reuniu representantes do Brasil, dos Estados Unidos, da Argentina e da República Dominicana
Publicada em: 10/11/2017 16:15
Imprimir
Fonte: CGNA, por Ten Eduardo Silva
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A 5ª Reunião do Grupo de Implementação Regional da Rede de Intercâmbio de Informações sobre Air Traffic Flow Management (ATFM) para as Américas (CADENA) foi realizada nos dias 17 e 18 de outubro, nas dependências do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no Rio de Janeiro (RJ). A comissão de implementação é coordenada pela Organização Civil de Serviços de Navegação Aérea (CANSO).

Os membros da equipe foram recepcionados pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, e, após conhecerem a estrutura, um pouco da rotina e as atividades realizadas pelo DECEA e por suas unidades subordinadas, seguiram para o CGNA.

Entre os objetivos do evento, destacaram-se a definição do futuro da CADENA para os próximos três anos, a compreensão sobre o Gerenciamento das Informações do Sistema (SWIM) e o aprimoramento de ferramentas para uma melhor prestação do serviço de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM).

Estiveram presentes representantes da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos; da Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA); e do Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC). Participaram também do encontro o Capitão José Airton Patrício, o Tenente Joaquim Tavares Lobo Júnior e os Sargentos Christian Mills e José Maurício da Conceição Rocha, especialistas em Controle de Tráfego Aéreo e pertencentes ao efetivo do CGNA.

"O Grupo de Implementação Regional CADENA vem realizando um excelente trabalho. Conforme relato do representante da FAA, Joe Hof, nenhum grupo avançou tanto e tão rápido na implementação de uma rede de troca de informações ATFM. O CGNA, além de representar o DECEA, é uma referência na América do Sul”, ressaltou o Sargento C. Rocha.

O grupo CADENA foi instituído no ano de 2016 e desde então tem contado com a participação do CGNA.

Fotos: Sargento Roberta