PEDAGOGIA

1º Simpósio Pedagógico da DIRENS reúne especialistas e discute ensino da FAB

Ao todo, 35 unidades foram representadas no evento por mais de 160 militares
Publicada em: 01/11/2017 14:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

Mais de 160 militares se reuniram em Brasília (DF) para discutir as práticas pedagógicas e desafios na modernização do ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), no período de 24 a 26 de outubro. A primeira edição do Simpósio Pedagógico (SIMPEDIRENS), realizado pela Diretoria de Ensino (DIRENS), contou com a participação de militares da FAB, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, além de especialistas em destaque no meio civil.

O evento possibilitou a discussão do plano de modernização do ensino da FAB e práticas pedagógicas modernas em busca de melhorias. O Simpósio teve como foco o papel do pedagogo, as metodologias ativas de aprendizagem, a tecnologia aplicada ao ensino, a avaliação institucional, a proposição de normativos estratégicos para o ensino (Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso), assim como novas práticas para gestores de ensino.

O SIMPEDIRENS teve palestrantes ligados à área da educação, tanto do meio militar quanto civil. “O Simpósio foi uma oportunidade ímpar de enriquecimento por meio de discussões, estudos, debates e palestras acerca da modernização do ensino, e, ao mesmo tempo, do fortalecimento das boas práticas pedagógicas e de gestão educacional existentes na FAB. Sinto-me honrado em ter contribuído como palestrante pelo êxito do evento”, afirmou o professor Amaro França, diretor-geral do Colégio Sacre Coeur de Marie, localizado no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, 35 unidades foram representadas no evento: todas as organizações de ensino subordinadas, quatro institutos, todos os Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), duas escolas assistenciais, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), o Comando de Preparo (COMPREP), o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), o Grupamento de Apoio de Florianópolis (GAP-FL), o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) e o Esquadrão Rumba (1º/5º GAV).

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, destacou a relevância do aprendizado durante o encontro. “Pautado na aquisição de conhecimentos e na mobilização de competências, o simpósio possibilitou apreendermos da melhor forma os conteúdos complexos e filosóficos da avaliação, do planejamento e da gestão educacional. Não devemos desconsiderar o percurso até aqui, mas sim aproveitar os conhecimentos adquiridos para ir além nos nossos processos pedagógicos e de gestão em prol da qualidade do ensino”, disse. “A DIRENS tem muito a crescer em parceria com nossas organizações e elos. O primeiro passo foi dado, mas não se encerra com o simpósio. A semente foi lançada, cada um de nós é responsável pelo crescimento dessa árvore e pelos frutos que virão”, complementou o Oficial-General.