ESPAÇO AÉREO

DECEA participa de reunião extraordinária sobre obras no Porto Maravilha

Órgão estuda impacto na Zona de Proteção do Aeroporto Santos Dumont
Publicada em: 13/11/2017 08:00
Imprimir
Fonte: DECEA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, no dia 30 de outubro, da 2° Reunião extraordinária da Autoridade Aeroportuária Local (AAL), no auditório do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Também estiveram presentes ao encontro representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de profissionais das companhias aéreas Gol, Latam, Passaredo e Avianca.

O Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luis Werneck Nunes, da Seção de Normas de Aeródromos do Subdepartamento de Operações do DECEA, fez uma apresentação sobre o potencial construtivo do empreendimento Porto Maravilha e a manifestação do interesse público da Prefeitura do Rio. Ele esclareceu que a intenção da autoridade municipal é viabilizar o projeto de recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da região portuária da cidade do Rio de Janeiro, projeto que recebeu a denominação de Porto Maravilha.

Consultado pela autoridade municipal, o DECEA fez estudos preliminares que determinaram alguns pontos a serem observados, já que a construção interfere no Plano Básico de Zona de Proteção do Aeroporto Santos Dumont, nas Rotas Especiais de Helicópteros (REH) e nos procedimentos de navegação aérea. O representante do DECEA também relacionou quais serão as medidas mitigadoras propostas, com base na legislação sobre o tema (ICA 63-19/2015), levando em consideração a subdivisão do empreendimento em áreas.

As propostas abordam desde alterações na carta VAC (do inglês, Visual Approach Chart) do Santos Dumont, relativa ao procedimento de aproximação visual para o aeródromo, até mudanças da Portaria de aprovação do plano básico do aeroporto.

A Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) é uma publicação que divulga as regras, critérios e programas de trabalho para facilitar a aplicação de leis, decretos e portarias. A ICA 63-19, que estabelece os critérios de análise técnica da área de aeródromos (AGA), é obrigatória e aplica-se aos órgãos regionais do DECEA, ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Autoridade Aeroportuária Local (AAL) e demais interessados em submeter processos da área de aeródromos à apreciação do COMAER.

De acordo com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Porto Maravilha compreende projetos de revitalização em uma área de mais de 5 milhões de km² previstos para serem edificados até o ano de 2026.

Localizado na região portuária da cidade, abrange os bairros Santo Cristo, Gamboa, Saúde, alguns trechos do Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão. Recentemente, um contrato assinado entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal garantiu o aporte de R$ 652 milhões para obras de infraestrutura.

Fotos: Fábio Maciel