HOMENAGEM

Hospital de Aeronáutica de Recife recebe medalha do Poder Legislativo

Unidade foi agraciada com a medalha José Mariano por seus 71 anos
Publicada em: 28/10/2017 08:00
Imprimir
Fonte: HARF e Câmara Municipal do Recife
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) recebeu, na manhã desta quinta-feira (26/10), a medalha do mérito José Mariano pela passagem de seus 71 anos. A solenidade, realizada na Câmara Municipal do Recife (PE), foi conduzida pelo vereador Carlos Gueiros, vice-presidente da casa, e contou com a presença do Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué Castilho de Araújo; e do Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, General de Brigada Heber Garcia Portella. O Diretor do HARF, Coronel Médico Marcus Aurélio Bezerra de Andrade, representou a organização militar.

Principal comenda do Poder Legislativo Municipal da capital de Pernambuco, a medalha é concedida pelos vereadores a entidades e personalidades que se destacaram pelo seu compromisso social e pelos serviços prestados ao Recife e ao seu povo. “Gostaria de agradecer a todos que fazem parte do Hospital de Aeronáutica de Recife, seus familiares, parentes e amigos presentes a esta solenidade, dizendo-lhes que é com muita honra, orgulho e alegria para todos nós, Vereadores da Câmara Municipal do Recife, que registramos este momento histórico, um reconhecimento que nos engrandece”, ressaltou o vereador Eduardo Marques, presidente da Câmara.

O Hospital de Aeronáutica de Recife é de grande relevância histórica para o Recife, tendo realizado, ao longo de mais de sete décadas, serviços na área de saúde, em prol dos militares e seus dependentes ligados ao II COMAR. O HARF tem atendido, também, às emergências da população civil, geralmente vítimas de acidentes de trânsito, violência urbana, afogamentos e ataques de tubarão, dentre outros, prestando-lhes, portanto, os primeiros socorros.

Criado na década de 1940, em consequência da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e do aumento considerável da guarnição na 2ª Zona Aérea, a unidade hospitalar deu apoio a militares feridos da guerra. Em julho de 1946, o Serviço de Saúde da Aeronáutica adequou e inaugurou as instalações. Em 1961, deu apoio ao maior desastre aéreo até então registrado no Recife, quando um avião da empresa Panair se chocou contra o Monte dos Guararapes. Em outro fato histórico, em 25 de julho de 1966, o HARF socorreu 75 vítimas de uma explosão no Aeroporto dos Guararapes. Desde a década de 1970, seu efetivo também participa de missões humanitárias em regiões remotas do Brasil e também do exterior, como no Haiti, em 2010.

Em julho de 2017, a unidade participou do atendimento às vítimas da inundação ocorrida na Zona da Mata. “Recebemos a medalha José Mariano, que tem o nome desse nobre cidadão do Recife. José Mariano Carneiro da Cunha dedicou sua vida à causa da liberdade e da melhoria de vida do povo mais carente do Recife e do Estado de Pernambuco”, agradeceu o Coronel Marcus Aurélio.