CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Semana de Ciência e Tecnologia tem participação da FAB em Brasília (DF)

Tema da 14ª edição do evento é “A Matemática está em tudo”
Publicada em: 27/10/2017 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

Giroscópio humano (GIROTEC), impressora 3D, oficina torre de canudos, laboratório de óptica, laboratório de integração e ciência, software foguete virtual. Essas são algumas das atrações que o estande da Força Aérea Brasileira (FAB) oferece aos visitantes, durante a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). O evento, que vai até este domingo (29/10), é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (CGPC/SEPED).

Com o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da sociedade por meio de atividades de divulgação científica que estimulem a curiosidade, a SNCT conta com a colaboração de universidades e instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, dentre outras entidades. Com o tema “A Matemática está em tudo” o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na capital federal, está ocupado por números que, acompanhados por música, cores e jogos, facilitam a compreensão da disciplina.

O destaque do evento, que atrai curiosos de todas as idades, é o futuro avião de caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen NG. A réplica da aeronave está exposta e os visitantes podem conhecer o cockpit do modelo supersônico, que deverá integrar a frota da FAB a partir de 2019. O capitão aviador Ricardo Ydehara, é um dos pilotos que apresenta a aeronave aos visitantes. “As pessoas de Brasília terão a oportunidade de conhecer e ter contato com o Gripen, aeronave que foi desenvolvida com matemática aplicada à aviação. Tudo envolve a matemática”, destaca o militar.

Marcos da Silva Vieira, deficiente visual e estudante do SENAI, conheceu a réplica do Gripen NG com a ajuda do Soldado Jesus Silva. O estudante, de 23 anos, conta que a sensação foi indescritível. "Perdi a visão quando tinha 16 anos. Antes de perder, já tinha visto aviões de caça. Entrar no cockpit do Gripen, hoje, foi indescritível".

A coordenadora Geral de Popularização e Divulgação da Ciência do MCTIC, Leda Cardoso, explica que o evento é uma forma de crianças e jovens conhecerem outras maneiras de aprender matemática. “A matemática vai muito além de uma simples continha que o aluno aprende na escola. Aqui a didática com os números envolve música, cores e diversas formas de aprendizado”. Segundo a coordenadora, a expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas visitem a feira.

Organizações militares voltadas à pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da FAB também estão no evento e os interessados podem interagir e conhecer um pouco mais sobre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que são unidades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da FAB.

A Semana

Realizada nacionalmente desde 2004, sempre no mês de outubro, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. A proposta é que os eventos apresentem linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem o público a aprofundar seu interesse.

Assista aqui como foi o evento nesta sexta-feira (27/10).