DIA DO AVIADOR

Cerimônia militar comemora data máxima da FAB

Evento presidido pelo Presidente da República Michel Temer foi marcado pela entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico
Publicada em: 23/10/2017 15:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Aline Fuzisaki

Caças F-5 sobrevoaram a Ala 1Uma cerimônia militar realizada na Ala 1, em Brasília (DF), na manhã desta segunda-feira, 23/10, marcou as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento foi presidido pelo Presidente da República, Michel Temer, que foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Também estiverem presentes o Ministro da Defesa, Raul Jungmann; o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Acompanharam a cerimônia o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e demais Oficiais-Generais das três Forças Armadas, além de outras autoridades como Ministros de Estado, parlamentares e adidos militares.

Presidente da República foi recebido pelo Comandante da AeronaúticaEm seu discurso, o Presidente da República, Michel Temer, saudou os aviadores e militares da FAB. “No dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, rendemos homenagem ao grande brasileiro que foi Santos-Dumont e prestamos também justos tributos aos homens e mulheres que garantem a vigilância de nossos ares. Nossos aviadores defendem o espaço aéreo de 22 milhões de km2. Tendo entre seus pilares a disciplina e a hierarquia, nossa Força Aérea tem cumprido sua tarefa constitucional com profissionalismo e desvelo. Aos nossos aviadores, a nossa Força Aérea, transmito os comprimentos de uma Nação agradecida. Que sigam sendo exemplo de abnegação e honradez no cumprimento de sua missão”, afirmou.

O evento foi marcado pela entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), a maior condecoração da FAB, a 196 agraciados civis e militares. Também foram homenageadas cinco organizações militares e instituições civis. A Ordem do Mérito Aeronáutico é concedida pela Força Aérea Brasileira a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País.

O Almirante de Esquadra Leonardo Puntel foi homenageado“É uma grande satisfação poder receber essa medalha da Aeronáutica, que é uma Força Aérea tão importante para o desenvolvimento do País e para a integração nacional”, afirmou o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, condecorado com a OMA no grau de Grande-Oficial.

Condecorado com a OMA no grau de Comendador, o Ministro Carlos Alberto Franco França, do Ministério das Relações Exteriores, sentiu-se honrado com a homenagem. “Para um Diplomata de carreira como eu, é uma honra muito grande, porque, tanto o Itamaraty, quanto as Forças Armadas, como instituições de Estado, desempenham funções que são muito necessárias à manutenção da nossa soberania nacional”, avaliou.

Para o Coronel Aviador Edson Fernando da Costa Guimarães, condecorado com o grau de Oficial, a OMA é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho. “São quase 35 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Então, é uma homenagem muito importante não só pra mim, mas para todos os companheiros que estão aqui”.

OMA foi entregue a 196 homenageados civis e militaresO Prefeito de Chapecó (SC), Luciano José Buligon, que recebeu a homenagem no grau de Cavaleiro, também falou sobre a importância do reconhecimento. “A Força Aérea, nos momentos mais difíceis do Brasil, sempre estendeu suas asas. Eu recebo essa condecoração em nome de todos os habitantes de Chapecó, que começou a ser reconstruída pela força, pela solidariedade e pelo carinho da Força Aérea Brasileira”.

Ao final da cerimônia, a Guarda de Honra formada pela Banda de Música da Ala 1 e os Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), desfilaram em continência ao Presidente da República, Michel Temer, ao som do Hino dos Aviadores e da canção Bandeirantes do Ar, enquanto caças F-5 sobrevoavam os céus da Ala 1.

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Foi no dia 23 de Outubro de 1906 que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o mais-pesado-que-o-ar, em Paris, na França. Com o 14 Bis, o aviador percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo. “Esta é a data mais importante para a Força Aérea Brasileira. Santos-Dumont é o Patrono da nossa Força Aérea. Os feitos de Santos-Dumont são lembrados todos os anos e isso é importante para toda a nossa tropa, para todos os militares que constituem a nossa instituição”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Fotos: Sargento Johnson Barros e Sargento Bianca Viol

imagens/original/35348/171023bia8583- bianca_viol.jpg