ACISO

FAB realiza Ação Cívico-Social na comunidade Cajueiro em Alcântara

Em dois dias, os moradores tiveram acesso a atendimentos de diversas especialidades médicas, entre outras atividades
Publicada em: 24/10/2017 15:09
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Huxley Bruno
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Ultrassom foi um dos exames realizados durante a ACISOO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), o Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e o Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK) promoveram uma Ação Cívico-Social (ACISO) na comunidade Cajueiro, em Alcântara, no sábado (21/10) e domingo (22/10). A ação contou, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântara, que cedeu parte dos medicamentos, um odontomóvel e agentes comunitários de saúde para as atividades. Ao total, foram realizados 310 atendimentos médico-odontológicos, 30 cortes de cabelo, além da distribuição de 30 tipos de medicamentos e 111 brinquedo.

Nos dois dias da ação, equipes compostas por dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e médicos do HABE e do ES-AK prestaram diversos atendimentos ao público local. Além de clínico geral, médicos especialistas em ginecologia, pediatria e ultrassonografia, do HABE, também participaram da ação. Todos os pacientes atendidos passaram por triagem com verificação da pressão arterial, além de verificação do peso e de testes para checagem do índice glicêmico.

Profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia do ES-AK levaram conhecimento em palestras informativas para grupos de pessoas, abordando práticas para uma melhor qualidade de vida. Já os dentistas do ES-AK realizaram procedimentos odontológicos, tais como extração e limpeza dentária, e também orientações para melhoria da saúde bucal com escovação assistida e distribuição de kit bucal.

Os dentistas realizaram limpeza e extração dentária“A gente necessita muito de ações como essas. Muitas pessoas conseguiram fazer os exames que queriam e eu fiquei feliz por isso”, explicou Maria Raimunda da Costa, que realizou consulta ginecológica e levou ainda os filhos para atendimento pediátrico.

Mais de 100 crianças que participaram da ação cívico-social receberam os brinquedos doados pelo efetivo civil e militar das organizações militares da FAB, em Alcântara. Pedagogas e professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE), escola de ensino fundamental da FAB no município, promoveram atividades recreativas como brincadeiras e pintura de figuras ligadas ao programa espacial. O público participante teve, ainda, a possibilidade de cortar o cabelo com os militares da barbearia do GAP-AK.

Morador do Cajueiro, Paulo José, que recebeu atendimento clínico, aproveitou para levar também a esposa para consulta médica e os filhos para consulta odontológica e corte de cabelo. “A gente tem dificuldade de se locomover para outras clínicas e, como hoje houve a ação na nossa comunidade, achamos importante e bem útil; gostei muito”, elogiou.

Mais de 100 crianças receberam brinquedosMilitares do CLA orientaram os participantes sobre o alistamento militar e as formas de ingresso na FAB, por meio de concursos e seleções. Para o Soldado Wilson Pereira Pinheiro, do efetivo do GAP-AK e morador de Alcântara, foi uma boa oportunidade para apresentar o trabalho da FAB à comunidade local. “É bom porque ajuda a comunidade e facilita que ela conheça o trabalho da Aeronáutica. Para as crianças, é importante, também, por demonstrar possibilidades futuras de ingresso na FAB, evitando que tomem um caminho errado na vida”, afirmou o Soldado Wilson, que aproveitou para levar o filho para consulta pediátrica.

Cajueiro é uma das sete comunidades agrícolas construídas por ocasião da instalação do CLA em Alcântara, na década de 1980. Está localizada a 15km de distância do CLA e possui atualmente cerca de 75 famílias. “Ações como a que promovemos nesse final de semana em Alcântara ressaltam a missão institucional da FAB, de integração do território nacional. É uma maneira de demonstrarmos a presença da Força Aérea nos pontos mais isolados do País, levando assistência e informações a milhões de brasileiros que necessitam desse apoio”, explicou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.

imagens/original/35346/dscn8319.jpg