OPERACIONAL

Esquadrão Puma realiza treinamento de resgate na água

Manobra ocorreu na cidade de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e envolveu cerca de cem militares
Publicada em: 25/10/2017 16:00
Imprimir
Fonte: Esquadrão Puma e Ala 12
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli Dala Vechia

O Esquadrão Puma (3º/8º GAV) realizou, no período de 16 a 20 de outubro, um treinamento de resgate na água, na cidade de Ilha Grande (RJ). A instrução teve como objetivo o adestramento e a formação de pilotos, tripulantes e homens SAR (sigla em inglês para Search and Rescue).

O treinamento foi realizado através de içamentos com guincho da aeronave H-36 Caracal, bem como de seus novos recursos de automação que possibilitam melhores resultados durante a execução das missões de resgate de homens ao mar. Cerca de 100 militares participaram da instrução, contemplando desde a tripulação até os militares que atuaram como vítimas, possibilitando uma condição mais próxima do real.

As missões ocorreram em aproveitamento do adestramento da Equipe de Resgate, que ocorreu no período de 03 a 20 de outubro de 2017, onde foram realizadas instruções teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar, orientação, máquinas e motores (motosserra, geradores, compressores de ar comprimido, etc), mergulho autônomo e resgate no mar.

O Tenente-Coronel Aviador Aislan Brum Cursi, Comandante do Esquadrão Puma, destacou o papel desse tipo de treinamento. "A atividade foi de extrema importância na capacitação para o cumprimento de uma das principais missões do esquadrão, que é o Resgate SAR", afirmou.