ESPORTE

Unidade da FAB em Manaus reúne 1.500 pessoas para corrida em homenagem a Santos Dumont

Esquadrão Poti também realizou corrida rústica para comemorar aniversário da unidade
Publicada em: 12/10/2017 08:00
Imprimir
Fonte: CINDACTA IV e Ala 6
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Aline Fuzisaki

Mais de 1.500 atletas participaram da 40ª edição da Corrida Santos Dumont, competição realizada anualmente em homenagem ao Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont. A prova, que tem um percurso de 5km, foi realizada em Manaus (AM) no dia 08/10.

A largada aconteceu nas dependências do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e a prova foi disputada nas categorias individual, cadeirante e acima de 60 anos de idade, nas modalidades masculinas e femininas.

Para o Comandante do CINDACTA IV, Coronel Gil Lessa Amaral de Carvalho, o evento foi uma ótima oportunidade para estreitar os laços com a comunidade. "Realizar esta corrida na Amazônia só demonstra a sintonia da Força Aérea com a comunidade. O percurso possibilitou que pessoas de todas as idades pudessem participar da corrida, dos mais velhos aos mais novos, todos estavam com o mesmo vigor e garra", ressaltou.

O vencedor da corrida na categoria geral masculina foi Juarez Rosa Santos, que completou a prova em 16 minutos e 39 segundos. Ele agradeceu o apoio da Força Aérea Brasileira para continuar competindo em Manaus.

Já na categoria feminina, a vencedora foi a atleta Maria Aurenice Martins, com o tempo de 21 minutos e 42 segundos. "É muito gratificante ganhar esta corrida, entrar na pista e completar a última volta, lembrando de cada dia de superação e dedicação. E alcançar a linha de chegada como campeã da prova, é algo inexplicável", afirmou a corredora, que conquistou a sua primeira classificação na corrida Santos Dumont.

Corrida rústica

No dia 10 de Outubro, o Esquadrão Poti (2º/8º GAV) realizou sua tradicional Corrida Poti. A prova é um evento alusivo ao aniversário do Esquadrão, que, em 2017, completa 44 anos de história.

Os participantes da corrida rústica vestem o uniforme camuflado durante a prova e precisam completar um percurso de aproximadamente 3,5km composto por trechos de asfalto, trilhas e obstáculos no interior da Ala 6, localizada em Porto Velho (RO). Os militares campeões dentro das suas categorias são premiados com troféu e medalha.

Fotos: Tenente Olavo Matos e Soldado L. Santos