ESPORTE

EPCAR conquista 5 das 11 modalidades disputadas na 49ª edição da NAE

A competição reuniu alunos das escolas preparatórias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
Publicada em: 04/10/2017 16:45
Imprimir
Fonte: EPCAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Troféus conquistados pela EPCARApós uma semana de disputas, terminou, na última sexta-feira (29), a 49ª edição da NAE, competição esportiva entre os alunos do Colégio Naval (CN), da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EspCEx) e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) - que sediou o evento. A escola da FAB conquistou o primeiro lugar em cinco das 11 modalidades disputadas: vôlei, esgrima, orientação, xadrez e atletismo, e foi o grande destaque da competição.

O aluno Thiago Goulart Gomes Oliveira, da EPCAR, campeão com a equipe de atletismo, conquistou medalha de ouro nas três provas que disputou: 400m, 800m e revezamento 4x400m. “O que define o vencedor é o querer mais, e isso a gente não mostra no dia da competição e sim ao longo do treinamento. A vitória é uma recompensa pela dedicação durante todo o ano”, afirma.

Entrega de diplomas aos recordistas

A EsPCEx ganhou troféus nas modalidades de futebol, basquete, triatlo militar e tiro esportivo, que teve novos recordes na disputa por equipes com a marca de 1745,1 pontos e na individual com o aluno Diorgenes dos Santos Galvão, que completou 591,7 pontos. A quebra de recordes aconteceu no tiro de precisão, na posição de pé. Já o CN foi vencedor na natação e no judô.

Na cerimônia de encerramento, presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, além dos tradicionais ritos militares, o público pôde assistir à passagem da tocha olímpica ao representante da EsPCEx, escola sede da 50ª edição, em 2018. Também aconteceu um desfile das três topas, simbolizando a união entre os atletas.

Passagem da Tocha OlímpicaO Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, ressaltou o lema da competição em seu pronunciamento. “Vimos consolidada nessa edição da NAE a ideia da amizade através do esporte, lema da competição. Destaco como exemplos o atleta que esqueceu seu próprio desempenho para ajudar um companheiro de outra escola e a união de torcidas rivais durante uma competição. Isso é reflexo do trabalho que estamos fazendo com os senhores nas escolas militares. A única forma de melhorar o País é por meio da educação e do exemplo e nós fazemos isso com brilhantismo”, destacou.

Na ocasião, alunos da EPCAR também realizaram a entrega simbólica de doações arrecadadas durante os jogos (roupas, alimentos, produtos de higiene, etc) a instituições de Barbacena (MG) beneficiadas.

Confira aqui a cobertura completa da 49ª edição da NAE.